Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 11 de outubro de 2008

INSTABILIDADE SE AFASTANDO DE SANTA CATARINA


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora ( 20h:50min) vemos mais nuvens da serra ao litoral, especialmente na faixa leste onde chove no momento.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

A madrugada começou com temporais isolados no oeste de Santa Catarina. No horário das 00h o INMET registrou 12.2mm de chuva em Dionísio Cerqueira, com rajadas de vento de 69.4Km/h, associadas ao temporal. Cerca de uma hora depois, acontecia um outro temporal em São Miguel do Oeste, sendo que no horário das 02h o INMET acumulou 6.6mm na cidade, com rajadas de vento de 53.2Km/h. A chuva durou até o período da manhã. No meio-oeste a chuva chegou na metade da manhã. No planalto serrano e sul do Estado choveu a partir do meio-dia. No restante do território catarinense houve ocorrência de chuva tanto durante a madrugada como ao longo de todo o dia de hoje, porém sem muitas ou até com nenhuma descarga elétrica. De acordo com o INMET, o acumulado de chuva da meia-noite as 19h foi de 40.4mm em Dionísio Cerqueira, 20.4mm em São Miguel do Oeste, 16.4mm em Urussanga e 7.2mm em São Joaquim e Indaial. Com relação as temperaturas, elas se elevaram um pouco no oeste pela tarde e no sul durante a manhã, em virtude de algumas aberturas boas de sol. A máxima alcançou os 24.2ºC em Urussanga e 24.0ºC em São Miguel do Oeste.


Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada) em altitude aliado ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2Km de altitude) e uma
massa de ar quente e úmido em superfície sobre SC.

A tendência é que o tempo melhore nas próximas horas e o domingo seja de sol com algumas nuvens do oeste ao planalto serrano. No litoral ainda chove na manhã de domingo mas o tempo também melhora a tarde. As temperturas entram em forte elevação, chegando e ultrapassando os 30ºC na segunda e terça-feira. Essa condição mais o Jato de Baixos Níveis pode provocar pancadas de chuva com descargas elétricas do oeste a serra na segunda-feira. Na terça-feira o sol aparecem em todo o Estado mas no fim do dia uma frente fria chega mudando o tempo.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 21ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.2ºC
MÁX: 21.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

O domingo começa com muitas nuvens e chuva isolada. Durante a tarde a chuva pára e pode ocorrer aberturas de sol.


MÍN:
19ºC

MÁX: 25ºC
VENTO: nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 12/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

Nenhum comentário: