Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 12 de outubro de 2008

TEMPERATURAS ALTAS EM SANTA CATARINA


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora ( 19h:50min) vemos nuvens baixas e altas da serra ao litoral, as quais chegam a deixar o céu nublado no litoral.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

A madrugada e manhã foi de bastante nebulosidade na faixa leste de Santa Catarina, principalmente no litoral, onde houve chuva fraca. No fim da manhã e durante a tarde a quantidade de nuvens diminui um pouco no leste e o sol apareceu. Do oeste ao planalto serrano este domingo foi de sol com algumas nuvens. Em praticamente todo território catarinense as temperaturas se elevaram bastante em relação a ontem. Chegou até a fazer calor em várias regiões. As 16h:00min o aeroporto de Criciúma registrava temperatura de 29ºC, a máxima do dia. De acordo com o INMET, as máximas hoje foram de 29.5ºC em Urussanga, 28.8ºC em Araranguá, 27.7ºC em São Miguel do Oeste, 27.4ºC em Joaçaba, 26.9ºC em Indaial e 24.5ºC em Itapoá. Como a umidade relativa do ar se manteve alta, a sensação de abafamento foi grande. Em Laguna, litoral sul, houve bastante vento de nordeste, sendo que entre 03 e 04h da manhã as rajadas alcançaram os 78.1Km/h. Durante o dia esse vento predominou, impedindo uma maior elevação das temperaturas e deixando a máxima em 21ºC na cidade.


Essa situação do tempo se dá devido ao deslocamento dos cavados (área de baixa pressão alongada) em altitude para o oceano, o que fez diminuiu a quantidade de nuvens mais carregadas que ainda tinha no leste catarinense. Como o ar ainda está umido, ainda formam-se nuvens do centro ao litoral.


A tendência é que a segunda-feira seja de sol, calor e sensação de abafamento em SC. No fim da tarde o ar quente e úmido nos baixos níveis e superfície aliado a aproximação de uma frente fria pode provocar temporais isolados em todo o Estado. Na terça-feira o sol também aparece em SC e faz muito calor. No fim do dia uma frente fria chega ao território catarinense provocando chuva forte, associada a temporais isolados com possíveis vendavais e quedas de granizo. Na quarta-feira o sol aparece entre muitas nuvens e chove no início e fim do dia. Sensação de abafamento. Na quinta-feira o tempo se estabiliza no oeste e meio-oeste mas continua com chuva nas demais áreas.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 25ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.1ºC
MÁX: 24.0ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens. Entre o fim da tarde e noite pode ocorrer pancadas de chuva isolada.


MÍN:
19ºC

MÁX: 27ºC
VENTO: nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 13/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

Nenhum comentário: