Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 26 de outubro de 2008

INSTABILIDADES COMEÇAM GRADATIVAMENTE A SE AFASTAR DE SC

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos que a nebulosidade diminiu sobre SC, porém ainda há concentração de nuvens mais carregadas próximas do PR e parte do litoral. Nas outras áreas apenas nuvens baixas.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


Durante a madrugada deste domingo de eleições, tivemos céu nublado com chuva na maioria das regiões catarinenses. Da metade do período em diante as nuvens se intensificaram do planalto sul ao litoral sul. O INMET (Intituto Nacional de Meteorologia) registrou forte pancada de chuva com acumulado de 16.4mm em Urussanga entre as 03 e 05h (horário de verão). As 04h registrou-se precipitação de 15.4mm em Laguna (com rajadas de vento de 68 Km/h) e 13.0mm no Morro da Igreja em Urubici.

Pela manhã as nuvens se intensificaram novamente, só que desta vez do oeste ao litoral sul, provocando chuvas nessas áreas, sendo que no oeste ela chegou próximo do meio-dia. No sul catarinense a precipitação acompanhada de trovoadas que não parava ficou ainda mais forte, registrando 41.6mm entre as 07 e 08h em Araranguá.

A tarde foi de muitas nuvens e chuva na maioria das regiões, principalmente no sul do Estado, cuja região está em alerta em função do excesso de chuva que causou alagamentos, deslizamentos de terra e interdições de rodovias. No norte houve aparições tímidas de sol e não choveu. Porém ao final do período uma intensa célula convectiva formou-se entre parte do meio-oeste e Vale do Itajai, provocando chuva forte. Em Caçador choveu 17.6mm com rajadas de vento de 43.9Km/h entre as 16 e 17h e em Indaial 16.8mm entre as 18 e 19h. Esta mesma célula provocou vendaval em Campo Alegre onde a força do vento fez arrancar uma árvore que caiu sobre a cabeça de um morador causando sua morte por traumatismo craniano. Em São Bento do Sul o vendaval provocou destelhamento de casas como mostra a foto abaixo.


De acordo com o INMET, os maiores acumulados diários de chuva de hoje entre as 00 e 18h foi de 87.4mm em Araranguá, 81.4mm em São Joaquim (estação convencional), 71.6mm em Urussanga e 50.0mm em Laguna.

Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência dos ventos em altitude aliada a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e baixos níveis da troposfera, além do ar quente e úmido em superfície. Os sistemas em altitude geraram em superfície uma frente subtropical sobre o RS, a qual tem um centro de baixa pressão associado no litoral gaúcho com pressão de 1004 hPa.

A tendência é que a frente subtropical se desloque para o PR e sudeste do Brasil nas próximas horas. O sistema de baixa pressão se desloca para o mar e os ventos viram para oeste/sudoeste em SC. Com isso nesta segunda-feira espera-se muitas nuvens baixas do oeste a serra, visto que os ventos umidos da circulação da baixa pressão passam pelo planalto e ao descerem a serra chegam secos ao litoral. Porém à tarde a baixa pressão estará um pouco mais afastada e assim os ventos viram para sudeste no território catarinense, favorecendo a diminuição da nebulosidade baixa no centro-oeste do Estado e por outro lado o aumento das nuvens baixas no litoral. Fará calor em SC. Na divisa com o PR em função ainda das áreas de instabilidade associadas a frente subtropical no sudeste do Brasil pode haver o aumento de nuvens, porém sem chuva. Atenção para o sul do Estado pois os ventos poderão chegar aos 60Km/h agitando o mar. Na terça-feira o ar quente e úmido aliado a um cavado a 5000 metros de altitude pode favorecer pancadas isoladas de chuva com trovoadas no oeste. No nordeste catarinense tempo instável com aberturas de sol e chuviscos. Nas outras áreas sol com aumento de nuvens. Na quarta-feira o tempo muda e a chuva retorna de forma mais generalizada em SC.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 24ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.1ºC
MÁX: 23.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada com muita nebulosidade. Durante a manhã predomínio de sol. A partir da tarde aumento de nuvens mas sem chuva.


MÍN:
20ºC

MÁX: 28ºC
VENTO: Noroeste na madrugada, oeste/sudoeste pela manhã e sudeste à tarde.

Previsão válida para o dia 27/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

Nenhum comentário: