Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 25 de outubro de 2008

TEMPO INSTÁVEL SE MANTÊM SOBRE SC


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos bastante nebulosidade sobre SC, mais carregadas no oeste. Neste momento chuvisca no norte catarinense.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


No início da madrugada havia muita nebulosidade sobre SC, principalmente no meio-oeste e parte do Planalto serrano. Entre 01 e 02h um temporal em Joaçaba acumulou 17.0mm, com rajadas de vento de 38.8 Km/h associadas. No decorrer do período as nuvens carregadas se deslocaram para leste e provocaram chuva com descargas elétricas no leste catarinense. Na metade da manhã houve aberturas de sol na região nordeste. Porém a tarde a chuva retornou em forma de pancadas com trovoadas. Do oeste ao sul do Estado a nebulosidade que havia diminuido voltou se intensificar ainda pela manhã. Novamente em Joaçaba houve mais um temporal com acumulado de 22.8mm entre as 10 e 13h e rajadas máximas de vento de 43.9 Km/h. Do planalto sul ao litoral sul choveu durante praticamente todo o sábado. Segundo o INMET, o acumulado de chuva entre as 01 e 19h foi de 36.4mm no Morro da Igreja em Urubici e 27.0mm em Araranguá. As temperaturas hoje não se elevaram tanto mas a sensação foi de ar abafado. Em Dionísio Cerqueira, extremo oeste, a situação foi diferente. Por lá como o sol apareceu e não choveu as temperaturas alcançaram os 30.2ºC.


Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência dos ventos em altitude, ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2000 metros de altitude) e a um cavado (área de baixa pressão alongada) em superfície, o qual mantem ar quente e úmido sobre SC. Além disso um outro cavado, só que em níveis médios da troposfera, se desloca de oeste para leste reforçando a instabilidade.

A tendência é que nas próximas horas ainda ocorra chuva em SC. Na manhã de domingo a chuva pode cessar um pouco. Porém ao final deste período uma frente subtropical se forma no RS com um centro de baixa pressão associado no leste gaúcho. Com isso a instabilidade novamente ganha força sobre SC, com condições de temporais e possível queda de granizo a partir já do começo da tarde. Na segunda-feira durante o dia a frente subtropical se desloca para o Sudeste do Brasil. Com isso o tempo melhora sobre solo catarinense, com excessão do sul do Estado onde pode haver chuviscos isolados em virtude da circulação de umidade do centro de baixa pressão no mar. Na terça-feira o sol aparece com nuvens em SC sendo que quanto mais próximo do PR maior será a quantidade de nuvens. As temperaturas estarão altas. Na quarta-feira o tempo muda no decorrer do dia em SC em função da chegada de um novo cavado em altitude aliado a advecção de ar quente e úmido da Amazônia para o Sul do Brasil e a aproximação de uma frente fria.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 23ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.3ºC
MÁX: 23.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável com chuva isolada e descargas elétricas.


MÍN:
21ºC

MÁX: 25ºC
VENTO: Nordeste/norte.

Previsão válida para o dia 26/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

Nenhum comentário: