Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

CHOVE NESTE MOMENTO NO NORDESTE CATARINENSE

Os ventos úmidos de leste, provenientes de um sistema de alta pressão no oceano Atlântico formam uma concentração de nuvens baixas (Stratocumulus) no nordeste catarinense. No momento, segundo o INMET e REDEMET, chove na Grande Florianópolis, Vale do Itajai e Litoral Norte de Santa Catarina. Justamente as regiões mais afetadas pela enchente. Hoje durante o dia também tivemos chuvas nestas regiões, alternadas com períodos de sol e até um pouco de calor, com máximas entre 25 e 26ºC aliadas a alta umidade relativa do ar.

Falando do desastre que afetou SC, de acordo com a defesa Civil do Estado, o número de mortos já chega a 97. São 78.656 desabrigados e desalojados. Somam-se 7 minicípios isolados: São Bonifácio, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Itapoa e Benedito Novo.

Hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou as áreas atingidas pelas chuvas e chegou a afimar que nunca havia visto tal catástrofe. O presidente, através de uma medida provisória irá fornecer ao Estado mais de um bilhão de reais. Agora só resta aproveitar bem esse dinheiro e não deixar ele se perder.

Pelo Brasil, pessoas se reunem para coleta de doações de roupas, alimentos, produtos de hegiene e limpeza e água para mandar ao Estado catarinense, a fim de ajudar os desabrigados. No próprio Estado também há supermercados, igrejas e fundações arrecadando doações. Enfim, é um exemplo de ajuda, o qual deve ser feito por todos numa hora dessas. Por isso ajude você também.


PREVISÃO:


Segundo as últimas previsões, a tendência é que o sistema de alta pressão continue transportando umidade para o continente catarinense e formando nuvens. Com isso os próximos 2 dias devem ser de sol, variação de nuvens e chuva isolada a qualquer hora. No sábado o sistema se desloca para leste e não afeta mais o Estado. Por isso o sábado e o domingo serão de sol e muito calor em SC.


Entre domingo e segunda-feira um sistema de baixa pressão formado na Argentina se desloca para a região Sul do Brasil, atraindo assim ventos quentes e úmidos da Amazônia para a nossa região. Uma frente fria estará passando pelo litoral. Toda essa combinação pode trazer risco de temporais isolados em Santa Catarina na divisa com o RS.

Deixe seu comentário sobre as chuvas. Sua participação é muito importante para o blog Paulo Tempo. Obrigado.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> REDEMET
-> EPAGRI-CIRAM
-> DEFESA CIVIL-SC

FOTO:

-> GOVERNO DE SC

Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoal, o Pagamento Digital do grupo buscapé está iniciando uma grande campanha para doações com cartão de crédito e boleto bancário... o valor será repassado ao fundo da defesa civil sem qualquer despesa...
Visitem para doar: http://www.pagamentodigital.com.br/ajudesantacatarina