Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

CHUVA PREVISTA PARA O INÍCIO DA PRÓXIMA SEMANA PREOCUPA

O dia de hoje foi parecido com o de ontem, ou seja, sol com variação de nuvens e chuva isolada ocasional ao longo do dia no nordeste catarinense e tempo bom sem chuva nas demais regiões. Porém nesta sexta-feira a intensidade das chuvas diminuiu.

No Vale do Itajai, choveu entre 5 e 15mm, registrando 12.6mm com temperatura máxima de 27.2ºC em Indaial, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Na Grande Florianópolis a chuva se concentrou mais pela manhã, mas mesmo assim o tempo não se fechou por completo. Na estação particular do bairro Capoeiras fez 26.9ºC com 1mm de chuva acumulada.

Mesmo a chuva diminuindo, a preocupação ainda é grande. Continuam os deslizamentos de terra. De acordo com a defesa civil do Estado, já são contabilizadas 100 mortes e 78.707 desabrigados e desalojados. 19 pessoas ainda estão desaparecidas.

As cidades atingidas estão tentando se recuperar. Está difícil pois não consegue-se recuperar nada. A lama toma conta das ruas. Municípios pequenos estão praticamente devastados por completo. Vilas inteiras foram destruídas.

As doações na conta da defesa civil já somam mais de três milhões de reais. Diversas partes do país estão se organizando para arrecadar doações a Santa Catarina. É um ato de solidariedade que deve ser parabenizado e seguido por todos. Por isso fica a frase: Ajude Santa Catarina. Os catarinenses agradecem.

Para o sábado e domingo a previsão do tempo segue com sol, variação de nuvens e chuva isolada no nordeste catarinense. Nas demais regiões o dia será de tempo com chance de pancadas de chuva com trovoadas no fim da tarde. No decorrer do domingo um Vórtice Ciclônico )baixa pressão) em altitude se formará e irá gerar um sistema de baixa pressão nos níveis inferiores da troposfera sobre o Uruguai e RS. Isso causará instabilidade no tempo a partir de segunda-feira em SC, com chuvas ao longo do dia associada a temporais e granizo isolado.

Mas a atenção é para a terça-feira onde esperam-se acumulados significativos de precipitação no leste catarinense no decorrer desse dia, com valores de até 90mm entre a tarde e noite. Isso porque o vórtice ciclônico se aprofundará tanto que chegará a formar um ciclone extratropical na costa Uruguaia, fazendo com que a nebulosidade se organize. As regiões do Estado afetadas pela catástrofe devem ficar alertas diante dessa previsão.

DADOS:

-> CPTEC~INPEW
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> DEFESA CIVIL

Nenhum comentário: