Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PRIMEIROS DIAS DE NOVEMBRO COM FORTE INSTABILIDADE EM SC


O início deste mês de novembro já começou com muita instabilidade em SC em virtude de uma baixa pressão, a qual atraiu ventos quentes e úmidos da floresta Amazônica para o Sul do Brasil. No sábado, depois de uma tarde quente e abafada com até 29ºC, as nuvens de desenvolvimento vertical se desenvolveram rapidamente ao longo do dia e se espalharam pelo oeste e meio-oeste, provocando temporais. Entre as 19 e 20h um forte temporal com chuva forte chegou a acumular 35.6mm com rajada máxima de vento de 52.2Km/h na estação do INMET em Dionísio Cerqueira, extremo oeste. Ao mesmo tempo e na mesma região, só que em São Miguel do Oeste, houve outro temporal com acumulo de 18.8mm com rajadas fortes de vento de até 77.4 Km/h, segundo o INMET. Em Xanxerê também precipitava, entretanto foi as 21h que a cidade enfrentou uma forte pancada de chuva acumulando 24mm com rajadas de vento de 48.2Km/h, também na estação controlada pelo INMET.

Depois do temporal ainda continuou chovendo nessas regiões, mas de forma mais moderada. Nas outras regiões catarinenses a chuva chegou na madrugada de domingo, porém com menos força. Durante todo o domingo choveu em boa parte de SC, com acumulados mais elevados no oeste, meio-oeste, serra e vale do Itajai. Na última região citada, a cidade de Blumenau registrou 50 deslizamentos de terra e a destruição de uma casa por uma pedra de 30 toneladas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado de precipitação das últimas 24 horas foi de 51.8mm em Chapecó, 45.9mm em Campos Novos, 42.0mm em Indaial, 40.2mm em Lages e 29.9mm em São Joaquim.

A tendência é que a baixa pressão se desloque para o mar e Sudeste do Brasil nas próximas horas. Porém sua borda deixará esta segunda-feira com muitas nuvens no leste catarinense, sendo que no sul do Estado pode chuviscar até durante o dia. Nas demais área sol e calor. A partir de terça-feira a nebulosidade perde força no leste e o sol aparece e faz calor em todo o território de SC, mas com chance de temporais isolados no fim do dia devido a um cavado em altitude aliado a alta umidade e o calor. Na quarta-feira o sol volta a aparecer mas um novo cavado em altitude deve gerar uma baixa pressão em baixos níveis sobre o nordeste da Argentina, favorecendo o transporte de ar úmido e quente da Amazônia para SC. Com isso espera-se temporais no fim da quarta-feira.

FONTES DOS DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: