Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 4 de novembro de 2008

BAIXA PRESSÃO DEVE INSTABILIZAR SC NAS PRÓXIMAS 24 HORAS.


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos mais nuvens no centro-leste de SC.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIASEM SANTA CATARINA:


A madrugada desta terça-feira foi de muita nebulosidade baixa desde o meio-oeste até o litoral catarinense, cuja região teve chuva fraca e isolada de caráter orográfico. No decorrer da manhã a nebulosidade foi perdendo força no sul, grande Florianópolis e meio-oeste do Estado em virtude do aquecimento, o qual fez as gotículas de água das nuvens evaporarem.


Fez calor hoje em SC, especialmente nas regiões oeste, sul e Vale do Itajai. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima chegou aos 30.4ºC em Urussanga, 27.8ºC em Dionísio Cerqueira, 28.7ºC em São Miguel do Oeste, 28.5ºC em Indaial e 27.6ºC em Joaçaba. Do meio-oeste ao litoral além do calor, houve sensação de abafamento em função da umidade do ar mais elevada.


Ao fim da tarde essa condição gerou uma célula convectiva entre parte da Grande Florianópolis e do litoral sul com nuvens do tipo cumulunimbos, cujo topo não passou dos 7 Km de altitude e por isso não houve muita atividade. No INMET não foi registrado precipitação. Até o fim da noite o sistema já havia se dissipado e a cobertura de nuvens baixas (stratocumulus) voltou a se intensificar no leste.


Essa situação do tempo se dá devido a um sistema de alta pressão no oceano, o qual transporta umidade marítima para parte de SC. No oeste o ar esteve seco em virtude de os ventos perderem umidade ao subirem para o planalto. A célula convectiva formada hoje foi provocada por uma pequena pertubação ciclônica a 5000 metros de altitude aliada a umidade alta e o calor presente na região. Porém alguns fatores não permitiram sua maior evolução.


A tendência é que nessa quarta-feira o transporte de calor e umidade da Amazônia para o sul do Brasil aliada a chegada de um cavado (baixa pressão alongada), formará uma área de baixa pressão em baixos níveis da troposfera sobre o nordeste da Argentina, a qual avançará ao longo do dia para o sul do Brasil. Com isso a quarta-feira será de sol em todo o estado de SC, mas comchance de temporais isolados no fim do dia. No decorrer da quinta-feira essa baixa pressão se desloca para nordeste rumo ao alto mar. Com isso há chance de temporais e chuva forte no oeste e meio-oeste na madrugada, mas melhorando pela manhã. No centro-leste ainda há condição de temporais durante o dia, com melhoria ao longo da noite. Na sexta-feira faz sol e calor em SC comaumento de nebulosidade e chance de pancadas de chuva no oeste e meio-oeste. No sábado o sol aparece e faz muito calor, porém no decorrer do dia há chance de temporais e granizo isolado em virtude da chegada de cavados em altitude aliada a alta umidade e o calor. Essa condição gerará um sistema frontal no litoral gaúcho no fim da noite de sábado.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:


-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.9ºC
MÁX: 26.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens e chance de pancadas de chuva com trovoadas associadas a temporais no fim do dia.


MÍN:
19ºC

MÁX: 27ºC
VENTO: Nordeste/noroeste

Previsão válida para o dia 05/11/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

Um comentário:

Unknown disse...

Trovoadas em Tubarão no momento. Tempo abafado,faz 28 graus.