Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

SANTA CATARINA VIVE MOMENTOS DRAMÁTICOS

Santa Catarina vive momentos dramáticos de uma catástrofe natural que arrasou a região leste do Estado. No domingo e também nesta segunda-feira continuou chovendo consideravelmente nas regiões que foram afetadas. De acordo com as estações monitoradas pela Epagri-Ciram, entre as 09h de domingo e 09h de hoje choveu 214.6mm em Blumenau (área mais afetada), 118.9mm em São Francisco do Sul, 115.8mm em Indaial, 99.6mm em Balneário Camboriu, 67.9mm em Florianópolis, 52.0mm em São José, 49.8mm em Itapoá e 35.0mm em Itajai. Continua chovendo de forma fraca em muitos pontos do leste agora à tarde.

De acordo com a Defesa Civil de SC, até as 16h:02min foram registrados 23.037 desalojados e desabrigados, um milhão e meio de afetados e 50 mortes. Ainda há pessoas desaparecidas. São 5 municípios isolados: Rio dos Cedros, Guaruva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo.
A pior situação se encontra em Blumenau onde foi decretado situação de calamidade pública. Na cidade já foram registradas 13 mortes. Em Ilhota já são 14 mortos e 3550 desalojados e desabrigados. Outra cidade com estado crítico é Itajai que ainda tem alagamentos nesta segunda-feira e já soma 3200 desalojados e desabrigados.
Alagamento em Blumenau

Deslizamento de terra em Blumenau

Alagamento em Brusque

Pessoas sendo resgatadas através de botes.

Alagamento na capital catarinense

As rodovias estaduais e federais que cortam o leste continuam interditadas. A enorme barreira que caiu sobre a BR-101 no trecho do Morros dos Cavalos ainda não foi retirada e segundo. As empresas de ônibus interestaduais que tem rota pelo litoral suspenderam suas viagens pelos próximos dias. Pede-se que as pessoas permaneçam em suas casas e só em caso de extrema urgência usem as rodovias.
Queda da barreira na BR-101 no Morro dos Cavalos em Palhoça.

De acordo com as últimas previsões, a tendência é que a chuva continue no litoral e Vale do Itajai até amanhã. Na quarta-feira também continua chovendo, porém haverá maiores períodos de sol devido ao enfraquecimento do sistema de alta pressão no oceano Atlântico, o qual é responsável pelas chuvas. Na quinta-feira o sistema volta a se intensificar e chove mais constantemente no litoral. Porém na sexta-feira esse sistema começa a se deslocar mais para leste e deixando de influenciar SC. As temperaturas permanecem muito altas no oeste e meio-oeste, em elevação no sul do Estado e planalto norte e estáveis nas demais regiões. Entre sábado e domingo uma frente fria se aproxima de Santa Catarina provocando chuva, temporais isolados e quebrando o bloqueio atmosférico que se instalou sobre o oceano.


Eu como dono deste blog que leva a informação meteorológica de forma clara a você internauta, fico triste com essa situação na qual se encontra o Estado. Lamento as famílias que perderam tudo e que as pessoas se ajudem neste momento tão dramático.

DADOS:


->
CPTEC/INPE
->
INMET
->
EPAGRI-CIRAM
-> DEFESA CIVIL-SC
->
DIÁRIO CATARINENSE

FOTOS:


->
O MUNICÍPIO
-> GOVERNO DE SANTA CATARINA
-> DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: