Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 23 de novembro de 2008

SITUAÇÃO CRÍTICA EM SANTA CATARINA

As últimas horas foram de muita chuva em SC. Nas estações do INMET as últimas 24 horas já acumularam 135.4mm em Indaial no Vale do Itajai, 119.0mm em Itapoá no litoral norte e 80.6mm em São José na Grande Florianópolis. De acordo com a Epagri-Ciram entre as 09h de sexta-feira e 09h de hoje os maiores volumes de chuva se deram em São Francisco do Sul com 466.6mm, em Itapoá com 408.2mm, em Blumenau com 371.8mm, em Balneário Camboriu com 369.2mm e em Itajai com 201.3mm. Na capital a chuva desse mês já acumulou o triplo do esperado para novembro.

Os estragos causados pelo tempo chuvoso aumentaram muito de ontem para hoje. Segundo a defesa civil de SC já são 7345 desalojados e 6186 desabrigados no Estado. Em todo leste catarinense já são 1.500.000 pessoas afetadas, sendo registrado 15 mortes. A pior situação é em Blumenau onde o nível do rio Itajai-Açu está com nível de 10 metros e 6 centímetros com transbordamento.


Há muitos alagamentos e deslizamentos de terra pelo centro-leste de SC. Nos municípios de Antonio Carlos e Luiz Alvez houve interrupção do fornecimento de energia elétrica. Em muitas partes da Grande Florianópolis já falta água nas torneiras dos moradores. Muitos municípios estão isolados, como Benedito Novo, Pomerode, Rio dos Cedros e Santo Amaro. Várias rodovias, tanto estaduais como federais, estão interditadas devido as quedas de barreira e água na pista. A defesa civil pede para que as pessoas não trafeguem nas rodovias de SC pois ainda há risco alto de deslizamentos de terra.
Pastagens tomadas pela água em Governador Celso Ramos.


Alagamento em Tijucas.

Casas inundadas no bairro Campeche em Florianópolis.

Enfim, a situação está caótica. O governador Luiz Henrique da Silveira já pediu ajuda do governo federal em Brasília, bem como reforço de helicópteros para resgate das vítimas. Os prezuízos são milionários e levará um bom tempo para se recuperar.


Essa chuva toda, como explicado ontem aqui no blog Paulo Tempo é provocada por um sistema de alta pressão no oceano Atlântico, o qual transporta vento frio e úmido para SC. Esse vento ao chegar no leste do Estado se vê obrigado a subir em virtude das barreiras montanhosas. Assim como esse ar já está frio, ele se resfria mais ainda ao subir e acaba formando nuvens de chuva contínua. Ainda também tivemos a participação de um Vórtice Ciclônico no RS, que auxilia também na instabilidade.

A tendência é que essa chuva continue nas próximas horas no centro-leste catarinense. Deve chover pelo menos até terça-feira. Na quarta-feira o sol aparece, mas ainda pode chover no litoral norte. O blog Paulo estará monitorando o tempo e buscando informações para levar a você internauta. Deixe seu comentário abaixo.

DADOS:

-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM
-> DEFESACIVIL-SC

FOTOS:

-> DIÁRIO CATARINENSE

Um comentário:

Anônimo disse...

Alo,colega:
Sou um observador amador do tempo.Não tenho curso de meteorologia,e tudo que aprendi foi pesquisando sites e blogs de meteorologia como o seu.Considero-o muito útil para pessoas como eu,que sempre consegue através dele,adquirir um pouco mais de conhecimentos sobre essa ciência.
Abraço:
Jorge Manfredo
Rio de Janeiro RJ