Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

INSTABILIDADE TRAZ TEMPORAIS ISOLADOS EM SANTA CATARINA

Depois de um dia quente em Santa Catarina, com temperaturas máximas chegando aos 32.0ºC em São Miguel do Oeste, 30.8ºC em Indaial, 28.1ºC em Joaçaba e 27.7ºC em Itapoá (região de Joinville), as nuvens aumentaram, o céu ficou emcoberto e a chuva chegou em solo catarinense. Em algumas cidades ela veio sob a forma de temporal, como Urussanga onde por volta das 14h uma forte chuva com ventos de 40.6Km/h acumulou 16.8mm (milímetros) em menos de uma hora. Caçador, no meio-oeste do Estado, enfrentava um intenso temporal com rajadas de ventos de e acumulado alto de 34.0mm entre as 16 e 17h. Nessa hora, em Florianópolis o céu já estava encoberto com chuva ao sul da região metropolitana, como ve-se nas fotos e no vídeo abaixo, todos feitos por mim.








Apesar da escuridão choveu pouco na capital, acumulando entre 3 e 5mm. Logo depois, na cidade de Indaial, outra chuva bastante forte aacumulou 25.6mm entre as 19h e 20h, porém sem ventos fortes.

EXPLICAÇÃO:

Veja a ilustração abaixo:

Essa instabilidade é favorecida por um cavado (alongamento de uma baixa pressão, representado pelos traços pretos na ilustração) lá no alto da troposfera sobre o Uruguai e sul do RS, o qual fez com que o ar da superfície sobre SC se elevasse e assim se formassem áreas de baixa pressão (letra "B") nas camadas mais baixas da troposfera, onde nós habitamos, ou seja perto do nível do mar. Essas baixas pressões estão atraindo os ventos úmidos e quentes da Amazônia (grande seta vermelha) para cá, que junto com o ar muito frio em altitude dá condição de temporais e granizo, como já deve ter ocorrido.

CICLONE SUBTROPICAL DEVE SE FORMAR NO DOMINGO!

Para as próximas horas a previsão ainda á de chuva em boa parte de Santa Catarina, ora fraca, ora forte. Para o sábado são esperados temporais localizados, com condição de granizo no oeste e meio-oeste. Entre o sábado e domingo a chuva se torna contínua sobre SC, principalmente no centro-leste do Estado. Isso porque o cavado em altitude deve se transformar em Vórtice Ciclônico (VC). No domingo esse VC forma um ciclone subtropical sobre o sudeste do RS e oceano Atlantico adjacente. Continua chovendo no domingo e segunda-feira no leste do Estado.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: