Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 10 de janeiro de 2009

SISTEMA GRANDE, PORÉM CHUVAS ISOLADAS

É exatamente isso que está ocorrendo no Estado de Santa Catarina. Na imagem de satélite abaixo de agora a noite vemos a grande quantidade de nuvens formada pelo Vórtice Ciclônico em altitude (VC na ilustração), o qual se encontra sobre o Uruguai e em sua borda que fica na região Sul do Brasil, o ar se levanta e forma nuvens. Esse ar que se eleva também faz com que reduza a pressão atmosférica na superfície (letras "B" pequenas), favorecendo a convergência de mais umidade e calor da Amazônia para cá. No sudoeste do RS nota-se um centro de baixa pressão (letra "B" grande) gerado pelo VC.

Apesar dessa grande quantidade de nuvens, está chovendo forte em pontos isolados. Por exemplo, em São José hoje já choveu 10mm (milímetros), enquanto que em Florianópolis a estação que fica no bairro Itacorubi, acumulou em torno de 5mm. Ou seja, diferença de 5mm em poucos quilômetros de distância. Veja a foto abaixo mostrando o fim de tarde nebuloso e carregado na capital catarinense. Chovia muito fraco no momento.
Outro caso bem mais significativo é em Joinville, onde de acordo com o colaborador do blog Paulo Tempo Matheus Henrique Boger a chuva por lá acumulou cerca de 70mm até as 08:30h, enquanto que em Itapoá apenas 3.8mm. Falando em Joinville, o "pinico de SC", lá a situação está caótica de acordo com as rádios locais e informações obtidas por Matheus. Segundo ele várias ruas estão alagadas, como no bairro Iririu, Ademar Gharcia, Aventureiro e Profipo. Rios da região já subiram três metros e meio.

Acima, na imagem do radar do Morro da Igreja, veja a precipitação neste momento em SC. Nota-se que em Joinville chove cerca de 45mm/h (quarenta e cinco milímetros por hora). Na Grande Florianópolis há pontos isolados onde chove mais de 50mm/h. Na região de Criciúma, sul do Estado, chove cerca de 40mm/h. Vale lembrar que é uma estimativa feita baseada no radar. Por falta de estações em algumas cidades, fica difícil saber exatamente o quanto choveu.

Associada a chuva, temos algumas rajadas de vento, entre 30 e 40Km/h no litoral norte e Florianópolis e acima dos 40Km/h no litoral sul. Além disso há descargas elétricas.


E VEM MAIS CHUVA!


Para pelo menos as próximas 36 horas ainda espera-se chuva em SC. No decorrer da próxima madrugada o centro de baixa pressão citado no início da postagem se transformará em um ciclone subtropical sobre o sudeste do RS e oceano atlântico adjacente. Com isso a diferença de pressão entre esse sistema e uma alta pressão em alto mar pode gerar ventos acima de 50Km/h entre esse domingo e segunda-feira na costa entre Florianópolis e litoral do Uruguai.


DADOS:


->
CPTEC/INPE

->
INMET

->
EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: