Na madrugada de hoje a durante a tarde fortes vendavais atingiram o meio-oeste. Em Xanxerê por volta das 02h os ventos chegaram aos 106.9Km/h. Chovia forte na cidade, onde acumulou-se 16.6mm em menos de uma hora.
Joaçaba mais tarde enfrentou ventos de até 73.4Km/h. Voltando a Joaçaba, por lá os ventos foram ainda mais fortes durante a tarde, onde por volta das 16h as rajadas acusaram no anemômetro incríveis 113.4Km/h. Ainda não há informações sobre os estragos. Veja a imagem de satélite, destacando a célula convectiva formada no meio-oeste, provocando o vendaval em Joaçaba.
Em Florianópolis durante a tarde também houve formação de nuvens convectivas. Na imagem de satélite acima podemos notar e célula convectiva também sobre a Grande Florianópolis. Choveu isoladamente na capital, como pode-se ver na foto abaixo tirada por mim.
A condição do tempo analisada em SC é provocada por um cavado (area alongada de baixa pressão) em altitude, forte divergência lá no alto (ventos indo pra direções contrárias) e alta umidade e calor nos níveis inferiores da troposfera. Para a sexta-feira e sábado a previsão é de sol, calor e pancadas de chuva no fim da tarde. No domingo o avanço de um intenso cavado da Argentina para o Sul do Brasil, gerará uma baixa pressão em superfície, provocando chuva forte em solo catarinense, principalmente no planalto e Grande Florianópolis.DADOS:
-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM