Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

TEMPERATURA CHEGA A 36ºC EM JOINVILLE E VENDAVAL COM VENTOS SUPERIORES A 100KM/H ATINGE JOAÇABA E XANXERÊ

O dia de hoje foi muito quente e abafado em Santa Catarina, especialmente no extremo oeste, grande Florianópolis, Vale do Itajai e norte do Estado. A maior temperatura máxima se deu em Joinville, com 36ºC, sendo a maior temperatura desse até agora na cidade. Nas outras cidades catarinenses, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), as máximas mais altas alcançaram os 35.2ºC em Indaial, 34.9ºC em Itapoá, 31.7ºC em Ituporanga, 29.9ºC em São José e São Miguel do Oeste e 29ºC em Florianópolis. Nas outras regiões ficou em torno dos 27ºC.

Na madrugada de hoje a durante a tarde fortes vendavais atingiram o meio-oeste. Em Xanxerê por volta das 02h os ventos chegaram aos
106.9Km/h. Chovia forte na cidade, onde acumulou-se 16.6mm em menos de uma hora.

Joaçaba mais tarde enfrentou ventos de até 73.4Km/h.
Voltando a Joaçaba, por lá os ventos foram ainda mais fortes durante a tarde, onde por volta das 16h as rajadas acusaram no anemômetro incríveis 113.4Km/h. Ainda não há informações sobre os estragos. Veja a imagem de satélite, destacando a célula convectiva formada no meio-oeste, provocando o vendaval em Joaçaba.
Em Florianópolis durante a tarde também houve formação de nuvens convectivas. Na imagem de satélite acima podemos notar e célula convectiva também sobre a Grande Florianópolis. Choveu isoladamente na capital, como pode-se ver na foto abaixo tirada por mim.

A condição do tempo analisada em SC é provocada por um cavado (area alongada de baixa pressão) em altitude, forte divergência lá no alto (ventos indo pra direções contrárias) e alta umidade e calor nos níveis inferiores da troposfera. Para a sexta-feira e sábado a previsão é de sol, calor e pancadas de chuva no fim da tarde. No domingo o avanço de um intenso cavado da Argentina para o Sul do Brasil, gerará uma baixa pressão em superfície, provocando chuva forte em solo catarinense, principalmente no planalto e Grande Florianópolis.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: