Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 17 de janeiro de 2009

ÁREA DE BAIXA PRESSÃO ALONGADA FAVORECE INSTABILIDADE SOBRE SANTA CATARINA

Hoje, sábado, tivemos aumento da instabilidade em Santa Catarina, com chuva já desde cedo pelo Estado. Os valores de precipitação não estão altos em relação as semanas anteriores, porém a chuva é constante. Na capital catarinense choveu o dia todo, assim como outras cidades.

Nas últimas vinte e quatro horas (12h de ontem até as 12h de hoje) as estações convencionais do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registraram precipitação de 31.0mm em Lages, 28.9mm em Campos Novos e 12.0mm em São Joaquim. Nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia e também do CIRAM, no mesmo período foi acumulado 22.8mm em Florianópolis, 20.0mm em Itapoá (região de Joinville), 8.8mm em São José e 6.4mm em Indaial. Na Grande Florianópolis a chuva pegou mais força fora do intervalo de tempo descrito acima. Com isso o pico da chuva foi as 14h de hoje, quando acumularam-se nesse horário 8.2mm em São José e 6.0mm em Florianópolis.


Mesmo com a chuva, fez até um pouco de calor neste sábado pelo território catarinense, fazendo 27.8ºC em São Miguel do Oeste e 26.4ºC em Urussanga. A excessão ficou por conta do litoral, onde não fez calor, porém também não fez frio. Ficou por volta dos 24ºC, considerado agradável.

A situação do tempo pode ser explicada através na imagem sinótica abaixo, feita por mim:

O que está ocasionando essa chuva é a presença de dois cavados (área de baixa pressão alongada, representada pelos traços pretos na imagem)) em altitude, um entre o Paraguai e Oceano Atlantico e outro entre o Paraguai em Paraná. A presença desse sistemas lá no alto da atmosfera, favoreceu a formação de uma baixa pressão (letra "B") aqui embaixo sobre o Sul do Brasil. Com isso muita umidade e calor da Amazônia se deslocaram aqui para SC (seta vermelha). Tudo isso formou a instabilidade.

Como as nuvens carregadas só se formam na borda do cavado, já temos nesse início de noite a diminuição da nebulosidade no oeste catarinense em virtude do deslocamento do centro do cavado para o oeste da região Sul do Brasil.

Para agora a noite e próxima madrugada ainda espera-se chuva no leste, especialmente na Grande Florianópolis. A baixa pressão, que no momento está com centro no norte catarinense, deve se deslocar para o mar na próxima madrugada, levando a maior parte da nebulosidade consigo e causando melhora do tempo em SC n decorrer da manhã de domingo. No entanto, no decorrer da segunda-feira a chegada de outro cavado em altitude, formará uma nova baixa pressão nos níveis inferiores da troposfera sobre o oeste do Sul do Brasil, a qual se deslocará rumo ao oceano Atlântico, provocando bastante chuva pelo menos até o fim da terça-feira sobre SC.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: