Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CONVERGÊNCIA DE CALOR E UMIDADE FAVORECE INSTABILIDADE EM SANTA CATARINA



Como percebe-se nas fotos acima tiradas por mim em Florianópolis, o tempo apresenta-se instável com chuvas ocasionais, não somente na capital mas também por boa parte do território catarinense, sobretudo no leste. Porém cabe ressaltar que são acumulados baixos de chuva. O maior valor desde a meia noite foi de 15.2mm (milímetros) em Itajai.

O calor ainda prevalece sobre SC. Em São José na Grande Florianópolis por exemplo, mesmo com o tempo chuvoso fez 28.6ºC de máxima. Com a umidade relativa do ar muito elevada, tivemos e temos uma sensação constante de abafamento.

A situação do tempo descrita acima é favorecida por um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude vindo da Argentina. Na borda desse sistema, que é a região onde estamos, a pressão atmosférica declina. Com isso os ventos quentes e úmidos da Amazônia começam a atuar sobre SC junto com os ventos úmidos marítimos. Isso tudo trabalhando junto gera instabilidades e chuvas.

Na imagem de satélite abaixo observa-se claramente a grande quantidade de nuvens.


Neste momento (22h),de acordo com o radar do Morro da Igreja (imagem abaixo) chove em todo o leste, principalmente em Joinville,Vale do Itajai, Grande Florianópolis e litoral sul.


Segundo o CPTEC/INPE a tendência é que esse tempo instável prevaleça sobre o território catarinense durante boa parte desta semana, especialmente entre hoje e amanhã. É claro que o sol pode aparecer,mas sempre entre nuvens.

Veja no mapa abaixo os acumulados previstos de chuva nas próximas 24 horas em SC, retirado do site da EPAGRI-CIRAM.


DADOS:

-> CPTEC~INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

Um comentário:

Alfredo disse...

Bom Dia Paulo
Encontrei teu link num site de previsão do tempo da Argentina, Uruguay e Chile onde pesquiso a situação naqueles Países. Sou navegante e pesquiso constantemente o CIRAN EPAGRI e agora te encontrei.
Sou de Porto Alegre-RS e espero que continues teu trabalho pois é difícil encontrar alguém disposto a fornecer informações de "bastidores" sobre o tempo em Santa Catarina, especialmente em Floripa, onde vou muito.
Obrigado por existir.
Alfredo Félix Ravanello