

Como percebe-se nas fotos acima tiradas por mim em Florianópolis, o tempo apresenta-se instável com chuvas ocasionais, não somente na capital mas também por boa parte do território catarinense, sobretudo no leste. Porém cabe ressaltar que são acumulados baixos de chuva. O maior valor desde a meia noite foi de 15.2mm (milímetros) em Itajai.
O calor ainda prevalece sobre SC. Em São José na Grande Florianópolis por exemplo, mesmo com o tempo chuvoso fez 28.6ºC de máxima. Com a umidade relativa do ar muito elevada, tivemos e temos uma sensação constante de abafamento.
A situação do tempo descrita acima é favorecida por um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude vindo da Argentina. Na borda desse sistema, que é a região onde estamos, a pressão atmosférica declina. Com isso os ventos quentes e úmidos da Amazônia começam a atuar sobre SC junto com os ventos úmidos marítimos. Isso tudo trabalhando junto gera instabilidades e chuvas.
Na imagem de satélite abaixo observa-se claramente a grande quantidade de nuvens.


Segundo o CPTEC/INPE a tendência é que esse tempo instável prevaleça sobre o território catarinense durante boa parte desta semana, especialmente entre hoje e amanhã. É claro que o sol pode aparecer,mas sempre entre nuvens.
Veja no mapa abaixo os acumulados previstos de chuva nas próximas 24 horas em SC, retirado do site da EPAGRI-CIRAM.

DADOS:
-> CPTEC~INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET