Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 31 de maio de 2009

CICLONE EXTRATROPICAL DEVE IMPULSSIONAR NOSSO BENDITO AR POLAR


Na imagem de satélite acima, ilustrada com os principais sistemas meteorológicos atuais, temos podemos observar claramente a formação de um ciclone extratropical no sudeste do RS. Essa intensa ciclogênense seu deu em virtude de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), o qual está na fronteira entre Argentian e oeste do Uruguai. Tal sistema favorece a rápida subida do ar e por conta disso vai abaixando a pressão sobre aquele ponto, gerando um sistema de baixa pressão. Por último tem-se o ciclone pronto. É exatamente o que está acontecendo entre ontem e e hoje.

O sábado foi de muitas nuvens e chuva pelo território catarinense. De acordo com o INMET, choveu em 24 horas:

Xanxerê: 39,2mm
São Miguel do Oeste: 27,4mm
Joaçaba: 21,6mm
São Joaquim: 12,4mm
Florianópolis: 8,2mm
Indaial: 4,2mm
Urussanga: 3,8mm

Além da chuva, o que marcou os últimos dias, sobretudo no leste e serra, forma os dias encobertos e frios. Em Florianópolis, por exemplo, eu não vejo o sol desde o começo da semana. Na capital as máximas nos últimos dias não passaram muito dos 20ºC. Agora a noite devido a advecção de ar relativamente mais quente na vanguarda do ciclone, as temperaturas incrivelmente estão subindo!. Para se ter uma idéia, a máxima no sábado não passou dos 17,8ºC durante a tarde. No entanto, elas começaram a subir durante a noite, registrando 18,3ºC as 23h. As 02h da madrugada deste domingo o Instituto Nacional de Meteorologia acusava 18,8ºC!. E não pára por aí não. Em São Joaquim, que teve máxima de 11,5ºC no sábado, agora tem temperatura instantânea de 12,8ºC. Concluindo, as temperaturas estão aumentando durante a noite, ao invés de subirem. Mas como dito acima, tudo normal, estamos tendo advecção de ar quente.

A previsão é que o domingo seja de sol com algumas nuvens no leste. Já no restante do Estado o dia será de céu nublado com nuvens baixas e chuva fraca. A explicação para isso é a seguinte: O vento de oeste deverá predominar. Esses ventos provem da circulação do ciclone Extratropical que estará no mar. Ao chegar no planalto, se resfriam e provocam nuvens. Já quando descem a serra acabam secando e vindo secos e quentes para o leste, provocando sol e descrécimo da umidade relativa. Isso explica essa elevação nas temperaturas em plena madrugada. Porém esse calorzinho é enganoso. Na segunda-feira uma massa de ar frio entra em SC, provocando uma madrugada fria, com mínimas de 13ºC no leste e entre 3 e 10ºC pelo interior. Porém o frio será mais intenso na madrugada de quarta-feira, quando o ar estará extremamente seco e a alta pressão polar estará estabelecida sobre nós. Pode fazer -3ºC em São Joaquim e Lages, -1ºC em Chapecó, 4ºC em Joinville e Criciúma e 6ºC em Florianópolis.

Pode nevar?

Essa é a pergunta que não quer calar. Bom, como iremos ter bastante nebulosidade favorecida pela circulação dos ventos do ciclone Extratropical e também a entrada de um ar muito frio entre a superfície e a altura das nuvens, até teria alguma condição de neve. No entanto é melhor esperar a opinião dos profissionais da meteorologia, visto que a previsão de neve é muito restrita e difícil de se fazer.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET

Nenhum comentário: