Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 24 de maio de 2009

FIM DE MAIO SERÁ CHUVOSO E COM EXPECTATIVA DE FRIO INTENSO


Há mais ou menos 48 horas, um sistema intenso de baixa pressão atmosférica (letra B na ilustração acima) se formou e se estacionou entre a divisa do Paraguai com o nordeste da Argentina. Tal sistema é alimentado pela umidade amazônica (seta vermelha). O que favorece o forte levantamento do ar é também um cavado em altitude (traços amarelos), o qual em seu centro o ar é seco, mas na borda leste tem-se muitas nuvens e precipitação. No sul do Uruguai temos uma frente quente, acompanhada de uma frente fria no oceano Atlântico.

Agora falando do Sul do Brasil, mais precisamente em Santa Catarina, o assunto não é outro, ou seja, sol e mais sol. Hoje com o tempo aberto tivemos temperaturas relativamente mais altas, além de bastante amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e a máxima) pelo território catarinense. Em Urussanga, por exemplo, fez mínima de 11,4ºC com máxima de 27,7ºC, tendo amplitude de 16,3ºC. Em Joaçaba a mínima acusou 10,6ºC e a máxima chegou aos 24,9ºC, concluindo amplitude de 14,3ºC. De maneira geral, fez mais calor entre Florianópolis e sul do Estado. Possivelmente, as cidades do litoral norte foram influenciadas por ventos mais intensos, o que fez a temperatura não subir tanto.

A previsão é que a frente quente continue atuando neste domingo. Porém na segunda-feira o avanço do cavado que está na Argentina, para o Sul do Brasil, fará com que o ar quente comece a recuar e uma frente fria entre em SC, se associando a umidade que a amazonia fornece. Esta condição deve gerar instabilidades significativas ao longo da terça-feira, podendo ter queda de granizo e vendavais, além de altos volumes de chuva. Como a frente deve ficar estacionária, isso se estende para o resto da semana. No decorrer da sexta-feira e sábado, uma forte massa de ar frio começa a ingressar em solo catarinense, trazendo o frio. Segundo os modelos numéricos de previsão de tempo, no último dia do mês, poderemos ter temperaturas entre -2ºC e 0ºC na serra, 0 a 2ºC no restante do planalto e entre 4 e 7ºC pelo leste. Vamos deixar passar a semana, visando alimentar essa previsão e enriquecer a confiança nelas. Espero vocês na próxima postagem. Até lá!

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET

Nenhum comentário: