Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 10 de maio de 2009

INSTABILIDADE NÃO TROUXE CHUVA PARA MAIOR PARTE DO ESTADO

O cavado que atravessou o território catarinense, como previsto, entre sexta-feira e sábado deixou a desejar para os moradores do centro-oeste do Estado. Sim, pois quase ou nem choveu nessas regiões. É verdade! As estações automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instaladas em São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Joaçaba, Xanxerê, Caçador e Curitibanos não acumularam mais que 0,2mm!. Algumas nem sequer tiveram acumulado.

Já no planalto sul e litoral choveu, porém ainda muito pouco. Na maior parte dessas cidades não foi registrado mais que 10 milímetros (10 litros de água por metro quadrado). A excessão mais uma vez ficou por conta da Grande Florianópolis onde choveu entre 20 e 30mm, sendo que em Florianópolis houve exatos 27,4mm. Essa última região citada foi no mês de abril, um oásis no meio do deserto, pois enquanto a maior parte de SC tinha estiagem, a região metropolitana da capital teve 200 milímetros acima da média.

Voltando ao mês de maio, a pergunta agora é: Quando volta a chover na região de estiagem? Tanto a pergunta quanto a resposta são boas. A semana vai ser de sol e bastante calor em Santa Catarina, em função de uma crista (alongamento de uma alta pressão) em altitude e uma massa de ar seco em superfície. Na quarta-feira o ar se torna mais quente e abafado, indicando um pré frontal (calor antecedendo a entrada de uma frente fria). A partir de quinta-feira teremos a chegada de uma frente fria, provocando chuva no Estado. Como esse sistema tera muita alimentação de umidade amazônica, espera-se que tenhamos bons volumes de chuva, inclusive no oeste e meio-oeste.

Veja nos mapas de previsão abaixo, as temperaturas máximas em superfície nos próximos 4 dias:

Fonte: Modelo numérico MBAR.

Note que as temperaturas mais altas vão indo para sul até quase a metade da Argentina. Porém na última imagem esse ar quente já recua, justamente devido a entrada do sistema frontal.

DADOS:

CPTEC/INPE
INMET
CLIMATERRA
EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: