Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ESPERANÇA DE CHUVA INTENSA PODE AUMENTAR COM NOVA INSTABILIDADE GENERALIZADA

Nos últimos dias temos presenciado dias bastante frios e com noites geladas em Santa Catarina, sobretudo na região serrana e em especial as baixadas e vales. A mínima mais baixa desde o começo do mês e também deste ano até agora foi registrada em Fraiburgo com -6,0ºC, seguida de São Joaquim com -5,1ºC e Major Vieira com -4,0ºC. Apesar do contentamento com o frio intenso, temos de destacar um problema bastanté sério: a falta de chuvas.

Para se ter uma idéia vamos usar o exemplo de São Miguel do Oeste. Por lá desde o primeiro dia deste mês até hoje só somram-se apenas 1,4mm de precipitação, sendo que alguma parte desse valor foi orvalho e o pluviômetro registrou. Outro município como exemplo é Dionísio Cerqueira na mesma região, onde esse mês soma apenas 1,8mm, sendo também alguma parte orvalho que o pluviômetro acusou como precipitação. Nos dois municípios citados, os quais ficam na região oeste catarinense, o normal de chuvas em junho é entre 150 a 170mm, ou seja, choveu muito pouco até agora.

Em Joaçaba no meio oeste do Estado, este mês já totaliza ridículos 3,6mm, cuja maior parte foi novamente o orvalho. O normal de chuvas em junho nesta localidade é entre 130 e 150mm, ou seja, acumulou até agora muito pouco comparado a média.

Porém o espanto não se dá apenas no interior. Basta olharmos Florianópolis. É verdade caro internauta. O acumulado de chuva deste mês até agora na capital foi de apenas 0,2mm. É isso mesmo! 0,2mm. Há mais de 15 dias não chove de maneira significativa. A média climatológica de chuvas para Florianópolis no mês de junho é entre 70 e 90mm.

Como estamos na metade do mês, ainda pode-se eperar chuvas mais intensas. A oportunidade para que elas aconteçam já inicia-se nesta segunda-feira, dia 15. Um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis mais altos da troposfera avança de oeste para o Sul do Brasil, causando uma queda na pressão atmosférica sobre a área, atraindo umidade da Amazônia e assim formando a tão esperada chuva.

A chuva começa pela noite a partir do oeste e se estendendo para o centro e leste catarinense ao longo da terça-feira. Veja no mapa do modelo de previsão MBAR do Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado de chuva previsto para o início de terça-feira, destacando o oeste onde pode acumular 40mm em 6 horas.

Na quarta-feira a baixa pressão se desloca para o mar, se intensifica e forma uma frente fria que deve avançar para o sudeste do Brasil e em sua retaguarda uma nova massa de ar frio e seco trará nova queda de temperatura.

Estendendo mais a previsão e matando a curiosidade dos amantes do frio, espera-se novo evento de frio bastante intenso para o dia 25 de junho, com previsão de até -7ºC na serra. Vamos aguardar. Até a próxima!

DADOS:

CPTEC/INPE
INMET
EPAGRI-CIRAM
CLIMATERRA

Um comentário:

Anônimo disse...

ATE VAI ESSE FRIO AQUI NA REGIÃO AMIGO