Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 20 de junho de 2009

POR ENQUANTO, TEMPO BOM EM SANTA CATARINA

Nos últimos dias tivemos a presença de uma massa de ar frio e seco, bem característico de outono, pois as temperaturas ficaram baixas pela manhã e subiram mais a tarde, porém longe de ultrapassar os 25 ou 26ºC. Em Urussanga no sul do Estado a estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) ontem registrou temperatura mínima de 11,0ºC e máxima de 23,4ºC. Na quinta-feira a máxima na cidade havia ficado em 21,6ºC, evidenciando que as máximas estão subindo ao longo dessa semana.

Esse aumento de temperatura chama-se aquecimento pré frontal, ou seja, antes da chegada de um sistema frontal. Além das temperaturas, os ventos que nos últimos dias estavam muito fracos já começam a aumentar sua velocidade.

A frente fria neste momento encontra-se na divisa em Argentina e sul do Uruguai. Pode-se ver claramente na imagem de satélite abaixo, no canal infravermelho colorido e captada pelo satélite geoestacionário GOES10.


A tendência é esse sistema se desloque lentamente, chegando no sul do RS amanhã, norte gaúcho na segunda-feira e em Santa Catarina ao longo da terça-feira. Pelo Estado catarinense espera-se alguns temporais isolados na divisa com RS na terça-feira. Nas outras regiões a chuva deve ser de pouca intensidade. Vale ressaltar que a nebulosidade aumenta bastante a partir de amanhã sobre o Estado, mesmo sem a frente fria, pois teremos Jatos (ventos fortes) em Altos Níveis.

Na quarta-feira, a previsão é de um dia nublado com chance de chuva e temperaturas baixas até durante o dia. As máximas em todo o Estado não devem ultrapassar os 17/18ºC, sendo que na serra nem chegam aos 9ºC. No decorrer desse dia a massa de ar frio pós frontal começa a adentrar no território catarinense, deixando a madrugada e manhã de quinta-feira extremanente frias. As mínimas podem chegar aos -6ºC na serra, entre -2 e -5ºC no planalto e entre 3ºC e 4ºC no leste.
DADOS:
CPTEC/INPE
INMET
EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: