Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 22 de junho de 2009

ESTÁ DIFÍCIL, MAS A FRENTE FRIA CHEGA!

Capoeiras, Florianópolis-SC


Na foto acima, tirada por mim, mostra o belo amanhecer em Florianópolis, com nuvens do tipo Altocumulus refletindo o brilho solar. Durante o dia a capital e região metropolitana teve o predominio de sol, nuvens altas e bastante vento do quadrante norte. Na fotos abaixo, feitas por mim na beira mar do minicípio de São José, pode-se notar claramente este cenário.


Enquanto isso, no mesmo momento as cidades do oeste catarinense já tinham chuva fraca. Desde as 13h até agora o município de São Miguel do Oeste registra 5mm, muito pouco para esse período. Durante o dia de hoje fez calor, o primeiro dia quente do mês, fazendo máxima 26,6ºC em Araranguá. Porém esse calor ficou restrito a algumas cidades, especialmente longe do mar.


Neste momento a frente fria se encontra sobre o RS, com ramo estacionário no continente e frio no oceano adjacente. Veja na imagem de satélite abaixo, no canal infravermelho colorido do GOES10:


Para as próximas horas a tendência é que a frente fria permaneça com deslocamento lento sobre o continente, mas com um pequeno deslocamento. A atuação da umidade amazônica pode provocar temporais pré frontais no oeste de SC. Na madrugada de quarta-feira a frente fria chega no Estado, provocando chuva com volumes isoladamente altos. Após a passagem desse sistema, deveremos ter o ingresso de uma massa de ar frio, a qual derrubará as temperaturas na quinta-feira.

DADOS:

CPTEC/INPE
INMET
CLIMATERRA
EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: