Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 2 de agosto de 2009

CHUVA ULTRAPASSA OS 100 MILÍMETROS EM MENOS DE 3 DIAS EM SC

As últimas 72 horas foram de aflição em Santa Catarina em virtude da chuva, visto que em novembro de 2008 várias cidades do Vale do Itajai e Norte sofreram com enchentes e deslizamentos de terra.

Desta vez, apesar de ter chovido bem menos comparado com o último evento, houve novamente deslizamentos de terra e pontos de alagamentos, sobretudo em Ilhota, Blumenau (foto), Brusque, Luis Alves e Joinville.

Em Blumenau foram cerca de 25 famílias retiradas de seus lares para prevenção. Em Ilhota onde chove desde quinta-feira, foi decretado situação de emergência.

De acordo com a Epagri-Ciram e INMET, nas últimas 72 horas tivemos acumulados acima dos 100mm (milímetros) no Estado. Acompanhe abaixo:
  • Indaial: 111,8mm
  • Itajai: 109,9mm
  • Rio Negrinho: 66,2mm
  • São José: 65,5mm
  • São Francisco do Sul: 54,8mm
  • Florianópolis: 50,4mm
  • Siderópolis: 37,2mm
Hoje a situação já está voltando ao normal, sendo que algumas famílias de Blumenau já voltam para suas residências.

O que provocou essa chuva toda nos últimos dias de julho e começo de agosto foi a atuação da circulação marítima, ou seja, ventos úmidos vindos do oceano. Porém essa circulação foi acentuda devido a um cavado (área de baixa pressão alongada) e o Jato Subtropical (ventos fortes em altitude).

Neste domingo nota-se na imagem de satélite uma cilogênese, ou seja, formação de um ciclone. Como consequencia disso forma-se também uma frente fria sobre SC, a qual se deslocará para nordeste e uma nova massa de ar seco e frio toma conta do Estado. Devido ao ciclone extratropical em alto mar, fica o alerta de ventos intensos na região costeira.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: