Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 4 de agosto de 2009

FRIO E ALTA AMPLITUDE TÉRMICA EM SANTA CATARINA

A entrada de uma massa de ar frio e seco no decorrer da segunda-feira provocou declínio das temperaturas,o qual foi acentuado em virtude do céu limpo e umidade relativa do ar muito baixa.

Em primeiro momento, o vento de oeste provindo da circulação do ciclone extratropical no oceano provocou nebulosidade no planalto, o que não aconteceu no leste onde teve sol e ar seco. Isso se deve ao vento de oeste vir carregado de umidade em situações de ciclone na costa. Esse ventos provocam nebulosidade no planalto e ao descer a serra acabam chegando secos ao leste. Os pescadores chamam de vento terral.

No decorrer da noite de segunda-feira o avanço do ciclone para leste ocasionou a virada do vento para sul/sudoeste, desta vez para todo o território catarinense. Assim o céu ficou limpo em SC. Tal condição foi refletida numa madrugada de temperaturas negativas na serra e abaixo dos 10ºC no restante do Estado.

Confira na tabela abaixo:

São Joaquim (Vin.Pericó)

-2,3ºC

Urupema (Epagri/Inmet)

-2,0ºC

São Joaquim (Climaterra)

-1,3ºC

Bom Retiro (Vila Francioni)

-0,7ºC

Caçador (Inmet)

0,0ºC

Curitibanos (Inmet)

1,3ºC

Major Vieira

1,6ºC

Campo Belo do Sul (Epagri)

2,3ºC

Rio Negrinho (Inmet)

2,5ºC

Anitápolis (Epagri)

3,7ºC

Abdon Batista (Epagri)

4,1ºC

Siderópolis (Epagri)

8,3ºC

Florianópolis (Epagri)

8,5ºC

São José (Epagri)

9,6ºC

Florianópolis (Est. Paulo Tempo)

10,3ºC


Também em virtude do ar seco, tivemos um dia de outono em pleno fim do inverno, ou seja as temperaturas tiveram ligeiro aumento à tarde. Um exemplo impressionante é Caçador, onde fez 0,0ºC de mínima, mas a tarde obteve máxima de 21,7ºC, tendo uma amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima) de 21,7ºC. A umidade relativa mínima no município citado foi de 30% as 14h.

A tendência para a quarta-feira é de um dia com sol em Santa Catarina. Com o avanço de uma frente fria pela Argentina, a diferença de pressão contribuirá para o deslocamento de ar mais quente de norte para SC, sobretudo do oeste ao litoral norte, além de parte da Grande Florianópolis.

A madrugada de quinta-feira deve ser de temperaturas altas para época do ano, além de abafada, lembrando o verão. As mínimas estarão em torno dos 20ºC. No decorrer desse dia a frente fria chega o Estado, provocando chuva localmente forte. Esse sistema estará desorganizado e logo se deslocará para o oceano na altura do RJ e SP. No entanto, um cavado (área alongada de baixa pressão) deve organizar novas instabilidades que ficarão estacionadas sobre SC, sobretudo do oeste ao sul do Estado, onde pode haver chuva forte pelo menos até o domingo. As temperaturas continuam altas próximo do PR em virtude do acréscimo de ar quente.

DADOS: - CPTEC/INPE - CLIMATERRA - INMET - EPAGRI/CIRAM -

Nenhum comentário: