Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 30 de agosto de 2009

URUSSANGA REGISTRA CALOR DE 34,9ºC NESTE DOMINGO


<- Foto: Ingleses, Florianópolis

Este domingo, assim como os dias anteriores, foi de sol em todo o Estado de SC. Porém a diferença se deu no calor. As temperaturas máximas hoje subiram demais, registrando 34,9ºC em Urussanga, sul catarinense. Na cidade, o que também chamou a atenção foi a baixa umidade relativa do ar, a qual teve mínimo valor de 15%!. Tal condição proporcionou uma diferença enorme entre a máxima e a mínima que foi de 11,1ºC as 07 horas da manhã. Ou seja, uma amplitude de incríveis 23,8ºC (34,9-11,1=23,8).

A situação apresentada não se limitou a Urussanga. Em Araranguá, litoral sul, a mínima do dia foi de 10,0ºC e a máxima alcançou os 32,4ºC. Assim, a amplitude térmica foi de 22,4ºC. Outro caso se deu em Caçador, meio oeste do Estado. Por lá a temperatura mais baixa do dia foi de 6,5ºC e durante a tarde chegou aos 27,1ºC, tendo uma diferença de 20,6ºC. Joaçaba, também no meio-oeste, teve 11,9ºC pela manhã contra 30,6ºC durante o período vespertino, registrando uma amplitude de 18,9ºC.

Nas outras regiões catarinenses, o que marcou o domingo mesmo foi o calor, o qual levou pessoas a caminharem e se refrescarem nas praias (ver foto). Acompanhe na tabela abaixo, os valores máximos de temperatura registrados hoje pelo território catarinense.

Urussanga

34,9ºC

Araranguá

32,4ºC

Joaçaba

30,6ºC

São Miguel do Oeste

28,8ºC

Indaial

28,2ºC



Esse tempo firme e com calor se dá em virtude de sistemas de alta pressão em todos os níveis da troposfera. Tal condição inibe a formação de nuvens, pois o ar não consegue subir em virtude do ar superior que está descendo. Assim a umidade que fica, serve apenas para formação de nevoeiros, com os observados no final da semana. No entanto, os ventos voltaram a se intensificar, diminuindo a chance para novos nevoeiros.

A tendência é que a segunda-feira seja de sol e calor em Santa Catarina. Na terça-feira o calor segue atuando, porém no decorrer do dia, as altas pressões atuantes sobre o Estado se deslocam para o oceano e assim um cavado (baixa pressão alongada) em altitude associado ao ingresso de calor e umidade da Amazônia propiciarão chuva intensa em alguns locais até o fim da semana, quando se dará o processo de formação de uma frente fria sobre o Sul do Brasil.

DADOS: CPTEC/INPE - INMET - EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: