Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 29 de agosto de 2009

NEVOEIROS DENSOS EM SANTA CATARINA



Nevoeiros dão um espetáculo!
Para quem acordou cedo, a sexta-feira sem dúvida teve um toque a mais na paisagem de parte do litoral catarinense. A foto apresentada nos mostra isto. Os nevoeiros dão um show por onde se formam, deixando incríveis imagens. Em Florianópolis, por exemplo, as pontes de ligação entre a ilha e continente não podiam ser vistas de longe. No entanto quem estava nelas, não via praticamente nada além de nuvens. Eu mesmo quando as atravessei pela manhã, deu-me a impressão que era uma "ponte aérea".

Os principais aeroportos como o de Florianópolis, Navegantes e Joinville foram fechados para pousos e decolagens. Algumas rodovias e vias do Estado tiveram problemas no transito em virtude do forte nevoeiro

O Cptec/Inpe, instituto conceituado em meteorologia no Brasil e America Latina, disponibiliza um serviço de rastreamento de nevoeiros através de imagens de satélite e outros parâmetros técnicos. Abaixo podemos ver a imagem de nevoeiros, sendo que o vermelho é fraco e o azul é denso (forte).


Os nevoeiros podem acontecer por diferentes processos e assim tem-se vários tipos deles. O desta sexta-feira foi causado pela perda de radiação solar diurna para o espaço durante a noite, associada a alta umidade do ar. Assim o ar por ser frio não consegue conter essa umidade e acaba condensando-a na forma de nevoeiros. Esse é o nevoeiro por perda radiativa.

Porém, como viu-se na imagem de nevoeiros, houve o fenômeno também no mar. Eles se formaram devido ao contato do ar frio continental com o ar ar frio e úmido marítimo.

O tempo deve continuar estável em Santa Catarina, com chance de novos nevoeiros. Previsão de mudança no tempo a partir de terça-feira. Até lá, fará calor pelo território catarinense, ficando entre 28 e 30ºC e podendo passar disso.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, DIÁRIO CATARINENSE.

Nenhum comentário: