Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 27 de setembro de 2009

GRANIZO, VENDAVAL E CHUVA INTENSA EM SANTA CATARINA

A área de baixa pressão (cavado), comentada ontem, continua instabilizando o tempo em Santa Catarina neste primeiro domingo de primavera. De acordo com a defesa civil do Estado, já são 15 municípios atingidos por granizo, distribuidos na Grande Florianópolis, Sul e Oeste catarinense, sendo eles: Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Araranguá, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Içara, Imbituba, Santa Rosa do Sul, São João do Sul do Sul, Sombrio, Passo de Torres, Chapecó e Ilhota. Cerca de mais de mil e cem redisências foram atingidas durante esse evento.

Na Grande Florianópolis houve muitos estragos por conta do granizo. Antônio Carlos já decretou situação de emergência, devido a perda na lavoura e destelhamentos. Biguaçu e Governador Celso Ramos também tiveram grandes prejuizos. Na foto abaixo vemos o granizo fotografado entre as duas cidades.

Em Araranguá, além do granizo, o vendaval durante a madrugada com rajadas de até 70,2Km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, provocou o destelhamento de 40 casas. Na cidade, localizada no Sul catarinense, já somam-se 94,8 milímetros de chuva desde a noite de ontem. Há pontos de alagamentos. Outras cidades também já tem altos acumulados de chuva nas últimas 24 horas. Confira na tabela abaixo:

Araranguá

94,8mm

São Joaquim

93,0mm

Campo Belo do Sul
79,4mm

Anitápolis

59,0mm

Laguna

57,8mm

Joaçaba

53,6mm

Itajai

50,5mm

Ituporanga

47,4mm

Indaial

38,0mm

Florianópolis

37,6mm

São José

34,6mm


Nas imagens de satélite abaixo vemos a força da instabilidade causada pelo cavado. Note a cor rosa, que indica temperatura de -80ºC no topo das nuvens.

Na imagem de radar do Simepar, orgão regional de meteorologia do Paraná, observa-se neste momento que as instabilidades mais fortes estão no meio-oeste, planalto norte e norte catarinense.


Deve continuar chovendo nesta segunda-feira, porém de forma mais fraca. No decorrer do dia o tempo começa a melhorar, devido ao avanço lento de um sistema de alta pressão. Porém na quarta-feira um cavado lá no alto da atmosfera deve vir da Argentina e gerar uma nova área de baixa pressão em superfície, a qual deve novamente instabilizar o tempo em SC, provocando chuva forte.

DADOS: EPAGRI-CIRAM, INMET, CPTEC/INPE, SIMEPAR, DIÁRIO CATARINENSE, DEFESA CIVIL.

Nenhum comentário: