Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 8 de setembro de 2009

NOITE DE TERROR EM SANTA CATARINA

A noite de ontem e madrugada de hoje foram de verdadeiro terror para os catarinenses em virtude das intensas tempestades. O cenário era de caos e as imagens de satélite impressionavam. Um imenso sistema convectivo se instalou sobre a região Sul do Brasil. Quatro pessoas morreram, 100 mil foram atingidas, muitos desabrigados, rodovias interditadas e desabamentos. 90 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no Vale do Itajai. No oeste mais de 100 mil também não tem luz. Um cenário de guerra, como afirmou uma moradora por telefone à TV Globo.

No Norte catarinense, Joinville registrou temporal com ventos de 70Km/h por volta das duas horas da manhã. Semáforos e Outdoors foram jogados ao chão, assim como árvores arrancadas pela raiz. Veja a foto da cidade.

Em Gaspar, a população ficou sem água e luz. Barra Velha teve também intenso temporal, cujo qual deixou a cidade sem energia elétrica e telefone. Schroeder registrou granizo e uma soma de 100 casas destelhadas.

No litoral, os maiores estragos se deram em Penha onde 150 casas foram destruidas pela chuva e em Florianópolis no Morro da Mariquinha.

No Vale do Itajai, Blumenau teve ventos de 77Km/h, causando muitos estragos pela cidade, como pode-se ver na foto abaixo. Em Indaial, a estação automática do INMET registrou rajada de 72,7Km/h com precipitação horária de 12,4mm as 2 horas da manhã.


No meio oeste, o município de Caçador registrou rajadas intensas de vento de 97,2 Km/h. Na mesma região, Xanxerê obteve rajada de 84,6Km/h, com precipitação de 17,2mm a meia noite. Em Joaçaba ventou bastante, mas o que marcou foi a chuva, a qual chegou a acumular 21,2mm em menos de uma hora.

No oeste, região mais atingida, o município de São Miguel do Oeste acusou ventos de 80,2Km/h e um acumulado de chuva de 25,2mm em menos de uma hora. Em Dionísio Cerqueira, em menos de 60 minutos choveu 44,8mm!. Os ventos na cidade alcançaram 89,2Km/h. Abelardo Luis registrou granizo com danificação de 370 casas. São Lorenço do Oeste, Ipuaçu e Coronel Martins tiveram interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Há quase a confirmação de um tornado no extremo oeste de Santa Catarina. Foi mais precisamente em Guaraciaba onde os ventos podem ter atingido quase 200 Km/h, de acordo com a avaliação dos estragos. Na foto abaixo podemos ter uma noção da situação.

Algumas rodovias do Estado, inclusive a BR-101, teve destruição de placas e queda de árvores na pista.

O sistema convectivo se formou em virtude da umidade e calor da Amazônia e a formação e deslocamento de uma frente fria pela Argentina. Essa frente fria se encontra sobre SC e deve avançar para o Sudeste do Brasil nas próximas horas. No entanto, esse sistema não terá força e ficará estacionado na altura do PR, provocando ainda chuvas sobre o território catarinense. Além disso, sobre o leste de SC teremos um cavado (área de baixa pressão relativa) de superfície, instabilizando e provocando chuva até pelo menos o sábado, quando ocorre uma frontogênese (formação de uma frente fria) sobre o Sul do Brasil.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, FOLHA DE BLUMENAU, JORNAL DE SC

Nenhum comentário: