Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

EMERGÊNCIA EM SANTA CATARINA

Ao lado vemos a assustadora foto da tempestade que atingiu Guaraciaba, cujo município declara já situação de calamidade pública em virtude de um tornado, já confirmado pela meteorologia. Além desse, houve outros dois tornados em Salto Veloso e Santa Cecília, constatados através das características dos danos que normalmente são causados por tornados como: Árvores ou outras coisas distorcidas, destruição em linha reta ou curva e não abrangente, entre outras. É diferente de um vento horizontal onde as coisas são jogadas ao chão. Veja os dados causados pelo tornado em Guaraciaba:



Já são até as 17h de hoje, 58 municípios afetados pelas tempestades em Santa Catarina, sendo que desses, 28 estão em situação de emergência: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão, Vargem Bonita, Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupa, Shroeder, Abelardo Luz, Entre Rios, Lebon Regis, Ouro Verde, Passos Mais, Rio das Antas, São Bernardino, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos, Formosa do Sul, Água Doce, Galvão, Irani, São José do Cedro, Barra Velha, Calmon, Coronel Martins, Itaiopolis e Santa Terezinha.

Há 82608 pessoas afetadas, 16055 desalojadas e 1413 desabrigadas em todo o Estado. Contabilizou até o momento 4 mortes e 170 feridos. Esses números vem aumentando ao longo da tarde de hoje devido ao andamento de contabilização dos estragos, que é efetuado pela Defesa Civil de SC.

O Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira, esteve em reunião hoje com a secretária nacional da Defesa Civil, que esteve em solo catarinense. Luiz Henrique fez uma tentativa de sobrevoar a região de Guaraciaba mas não teve exito, pois o mau tempo não permitia. A visibilidade estava muito reduzida.

Neste momento, pelas imagens de satélite percebe-se muitas nuvens carregadas sobre o extremo oeste, planalto sul e leste catarinense. Os tons de azul claro representam nuvens com temperatura de até -50ºC em seu topo.


Pelo radar meteorológico localizado no Morro da Igreja em Urubici, podemos ver as regiões onde chove neste momento, bem como a intensidade da chuva. As áreas com cor laranja e vermelho são onde neste momento chove em média de 25 milímetros por hora. Os tons de azul representam cerca de 8mm/h.


Como mencionado na última postagem, uma frente estacionária deve permanecer sobre o PR, influenciando SC. Um cavado (baixa pressão alongada) também auxilia na instabilidade atmosférica sobre o leste catarinense. Espera-se melhoria no tempo a partir de domingo, porém não por muito tempo. Os acumulados desse mês só nos primeiros 9 dias já passa dos 150mm em algumas cidades do oeste, meio-oeste e norte. E assim deve ser os próximos meses com a presença do fenômeno El Niño.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, DEFESA CIVIL SC, PÁGINA 3, DIÁRIO CATARINENSE, G1, TERRA.

Um comentário:

Joaquín D'Angelo Carvallo disse...

Hola muy buena información
Soy Joaquín de Uruguay te paso mi blog
http://bcpsalto.blogspot.com/