Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO DEVE ATINGIR A REGIÃO SUL DO BRASIL NAS PRÓXIMAS HORAS


Na imagem de satélite, disponível em alta resolução através do sensor MODIS do satélite TERRA, vemos muitas nuvens carregadas do tipo Cumulunimbus, sobretudo no oeste da região Sul do Brasil, onde neste momento se concentra os temporais isolados. Esse tipo de nuvem se desenvolve de forma vertical e pode atingir facilmente o topo da troposfera, sendo composta de gelo no seu cume. No oeste catarinense houve precipitação de forma fraca hoje. Na noite de ontem e hoje foram registradas descargas elétricas na região, detectadas pela rede RINDAT.

Pela imagem de satélite, também podemos perceber a presença de nuvens altas (cirrus) no leste de Santa Catarina, indicando fortes ventos em altitude, os quais espalham a topo das cumulunimbus que estão no oeste.

As temperaturas no dia de hoje se elevaram em SC, inclusive em São Joaquim onde fez máxima de 23,6ºC. A máxima mais alta do Estado se deu em Indaial com 25,9ºC, seguida de Araranguá com 25,7ºC. No entanto, vale salientar que em Urussanga a estação do INMET parou de emitir dados ao meio-dia de hoje quando fazia 28,4ºC.

Essas instabilidade estão sendo causadas por um cavado, que é uma área de baixa pressão em forma de onda, ou seja não tem circulação fechada de ventos. Esse sistema está a 5Km de altitude e em associação com a umidade e calor provindos da Amazônia em baixos níveis da atmosfera, gera nuvens carregadas.

A tendência é que nesta quinta-feira ocorra pancadas de chuva com trovoadas isoladas no oeste e meio-oeste catarinense, inclusive com risco alto de granizo. No decorrer desse dia, o cavado em altitude começa estimular a formação de um sistema de baixa pressão em superfície sobre o nordeste da Argentina. Na ilustração abaixo feita por mim com base em modelos de previsão de tempo, observe o deslocamento dessa baixa pressão (letra B), chegando no sábado até o oceano atlântico e formando uma frente fria associada a um ciclone.

Na sexta-feira mantêm-se a condição de temporais, no deslocamento do sistema de baixa pressão. Mais informações você confere nas próximas postagens. Até lá.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, NASA.

Nenhum comentário: