Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 13 de setembro de 2009

MAIS DE 200 MILÍMETROS DE CHUVA EM 3 DIAS!

Quero levar os leitores do blog Paulo Tempo a refletirem a lembrarem dessa mesma época no ano passado. Pois é, não parece haver tanta discrepância. Contudo, desta vez quem está sofrendo com as enchentes é o nosso sul de Santa Catarina onde chove há dias seguidos. As cidades mais afetadas pela intensa precipitação são: Araranguá, Meleiro, Içara, Ermo, Praia Grande, Turvo e Orleans.

A mais preocupante é Araranguá, litoral sul, onde nos últimos 3 dias (15h do dia 09 até 15h deste sábado) já choveu 175,8mm (milímetros), sendo que a média mensal para setembro é de 110 a 130mm de acordo com o Ciram, que é orgão regional de meteorologia do Estado. O rio Araranguá transbordou e alagou diversas cidades da região, bem como interditou o trecho sul da BR-101. Na foto seguinte, vemos a situação na rodovia.

No mapa abaixo, disponível no Centro de Previsão de tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, temos a precipitação acumulada em Santa Catarina nos últimos três dias.


Na tabela a seguir você tem em números os maiores acumulados de chuva registrado desde as 15 horas de quarta-feira (dia 09) até as 15h de sábado (dia 12). Note que o maior valor precipitação se deu em Timbé do Sul com 235 milímetros, ou seja, em 72 horas choveu praticamente o dobro do esperado para setembro.

Timbé do Sul

235,0 mm

Araranguá

175,8 mm

Laguna

140,0 mm

Campo Belo do Sul

117,6 mm

São Joaquim

99,8 mm

Urussanga

99,4 mm

Anitápolis

76,8 mm


Agora o acumulado apenas do sábado em algumas cidades:

Araranguá

52,0 mm

Urussanga

46,8 mm

São Joaquim

43,2 mm

Laguna

39,2 mm

Fpolis/Est. Paulo Tempo

35,0 mm

Fpolis/INMET

32,0 mm


PREVISÃO:
O que está garantindo esse tempo chuvoso é um cavado em toda a coluna troposférica, o qual estimula a convergência de umidade para Santa Catarina, especialmente no sul do Estado onde ocorre o processo de formação de uma frente fria, a qual já está avançando para leste e aos poucos o tempo vai melhorando no oeste catarinense.

O domingo deve amanhecer com muitas nuvens em todo o Estado, inclusive com chuva em pontos isolados. No decorrer da manhã e durante a tarde o tempo melhora e o sol aparece, porém sempre com nebulosidade. A excessão fica por conta do sudeste catarinense onde ainda deve ficar nublado.

A semana deve começar com tempo bom, porém com mais nuvens no litoral. As temperaturas devem se elevar e chegar perto dos 30ºC até pelo menos quarta-feira.

DADOS:

CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, DEFESA CIVIL-SC, DIÁRIO CATARINENSE.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o teu blog já ta vicando melhor do que o meu
São José
Santa Catarina
Se quiser falar chadhames@gmail.com