Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de outubro de 2009

FINALMENTE O SOL E O CALOR!



Na foto acima vemos o amanhecer de hoje na capital catarinense. Pois bem, percebe-se alguma névoa úmida, substituindo o fraco nevoeiro do início do dia. Em virtude desse fenômeno nas primeiras horas desta terça-feira, o dia consequentemente foi de tempo bom e até com calor, o qual agradou grande parte do Estado e levou alguns as praias do litoral. Acompanhe na tabela abaixo as temperaturas máximas de hoje nas estações do Ciram e Inmet:

Indaial

31,0ºC

Caibi

29,4ºC

Itajai
28,1ºC

Urussanga

27,2ºC

Florianópolis (Ciram)

26,8ºC

Joaçaba

26,1ºC

Itapoá

25,8ºC

São Miguel do Oeste

25,0ºC


Há meses estávamos sem grandes alcances de temperaturas máximas. Observe abaixo o gráfico de temperaturas máximas no mês de Setembro deste ano em Florianópolis.



Na imagem de satélite das 19h de hoje, vemos mais nuvens baixas (verde mais claro) no leste catarinense. O aeroporto de Florianópolis está com céu muito nublado.



Isso se dá devido a um cavado (área de baixa pressão em forma de onda) em superfície sobre a região leste do Estado de SC, tendo aliado a circulação de umidade entre o oceano e o continente. Tal condição acaba gerando algumas nuvens de fraco desenvolvimento vertical, como verificada durante a tarde de hoje.

Para a quarta-feira um cavado, só que na média troposfera (algo em torno de 5Km de altitude), deve passar pelo PR, porém influenciando parte de Santa Catarina, provocando chuva e risco de temporais isolados no oeste, meio-oeste, parte da serra e do norte catarinense. Esse sistema terá reforço da umidade da Amazônia

Na quinta-feira o tempo melhora rapidamente em SC, voltando a chover forte a partir de sábado, começando pelo oeste e se estendendo para as demais regiões.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM

Um comentário:

Unknown disse...

CUIDADO tem um tal de rafael que quer hakear seu blog olho o que ele postou no site do blogger na google.

http://www.google.com/support/forum/p/blogger/thread?tid=194068a14b0cd28b&hl=pt-BR

se liga

flw