Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 31 de outubro de 2009

OUTUBRO TERMINA COM SOL E CALOR DE 36ºC EM SANTA CATARINA



Nas fotos acima vemos como estava o céu de São José próximo do meio-dia, característica semelhante em todas as regiões de Santa Catarina neste sábado. O sol predominou e como na imagem, havia nuvens altas do tipo cirrus (parecem fiapos de algodão), as quais estão há mais ou menos 10Km de altitude e são constituidas apenas de cristais de gelo.

A seguir, vê-se uma figura representativa, mostrando a altura em que os cirrus estão na camada troposférica:

A explicação para esses cirrus está em outro lugar. Pois é, temos uma frente estacionária sobre o Uruguai e extremo sul do RS, provocando bastante formação de nuvens de trovoadas (Cumulonimbus) nessa área. Como temos ventos fortes lá no alto da troposfera, o topo das nuvens Cumulonimbus, formado por gelo, acaba sendo espalhado pelo vento e assim chegando até Santa Catarina na forma de nuvem alta do tipo cirrus, a qual foi observada hoje sobre o Estado.

Na imagem de satélite abaixo, em super alta resolução, podemos perceber as nuvens cirrus sendo espalhadas e chegando até SC. (Clique na imagem para ampliar)


Com o sol, as temperaturas tiveram uma rápida elevação, ficando acima dos 30ºC em boa parte do Estado. A máxima mais alta foi em Urussanga, com 36,3ºC. Um fato curioso foi São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil, que teve temperatura de 28,6ºC hoje. Confira as máximas do sábado (31/10) em SC na tabela abaixo:

Urussanga

36,3ºC

Caibi

35,1ºC

Indaial
33,3ºC

Araranguá

32,6ºC

Florianópolis

32,0ºC

Joaçaba

31,3ºC

Dionísio Cerqueira

30,8ºC

São Bento do Sul

30,0ºC

Canoinhas

28,8ºC

São Joaquim

28,6ºC

São José

28,5ºC

Itapoá

26,4ºC


O que está garantindo esse tempo bom é uma massa de ar seco sobre o Sul do Brasil, aliada a uma crista (área de alta pressão alongada) em altitude, fazendo com que não haja convecção (subida de ar) e assim inibindo a formação de nuvens de desenvolvimento vertical. Esse bloqueio em altitude também favorece o aumento significativo das temperaturas, evidenciado hoje no Estado.

Para o domingo espera-se sol e calor em Santa Catarina, com máximas acima dos 30ºC na maior parte do território catarinense. Na segunda-feira teremos a atuação do Jato de Baixos Níveis, o qual traz umidade e calor da Amazônia. Com isso espera-se chuvas isoladas com trovoadas no fim desse dia, associadas ao calor e umidade. Na terça-feira uma frente fria muda o tempo em SC, trazendo tempo severo e muita chuva.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, NASA.

Nenhum comentário: