Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FERIADÃO DE INTENSO CALOR EM SANTA CATARINA

Temperatura chegou aos 37,3ºC no domingo em Urussanga, sul de SC!


A foto ao lado expressa exatamente o que os catarinenses estão sentindo nesses últimos dias. Anda fazendo muito calor em todo o Estado, com temperaturas que chegaram a alcançar os 37,3ºC no domingo em Urussanga. A cidade do sul catarinense registrou hoje máxima de 35,9ºC, sendo o quarto dia seguido com temperaturas acima dos 35ºC!. Já quem ficou com a maior temperatura máxima nesta segunda-feira foi Caibi, no oeste de SC, com 36,7ºC.

Outro destaque hoje, foi a umidade relativa do ar alta no leste, durante todo o dia. Isso ajudou a manter a sensação de abafamento, mesmo sem temperaturas acima dos 30ºC. Para se ter uma idéia, Florianópolis na hora da temperatura máxima de 31,7ºC, tinha umidade relativa de 64%, ou seja, uma sensação térmica de 36ºC!.

Acompanhe na tabela abaixo os valores máximos de temperatura registrados neste feriado de Finados em Santa Catarina. Os dados são das estações meteorológicas do Inmet e da Epagri-Ciram:

Caibi

36,7ºC

Urussanga

35,9ºC

Criciúma
34,0ºC

São Miguel do Oeste

33,8ºC

Indaial

33,6ºC

Dionísio Cerqueira

32,7ºC

Caçador

31,9ºC

Florianópolis

31,7ºC

Xanxerê

31,0ºC

Canoinhas

30,1ºC

São José

27,8ºC

Itapoá

27,1ºC


Com esse calor todo, as praias do nosso litoral lotaram de turistas e moradores, tentando escapar da terrível sensação de desconforto. A venda de ventiladores e ar condicionados tiveram significativo aumento, bem como a compra de roupas de verão.

Tendência:

A partir desta terça-feira o sol e calor continuam, porém a atuação do Jato de Baixos Níveis, que é um vento quente e úmido vindo da Amazônia, deve dar condições para formação de núcleos convectivos isolados em SC, os quais devem trazer aquelas famosas chuvas típicas de verão no fim do dia, apesar de estarmos ainda na primavera. Na quinta-feira uma frente fria deve vencer a barreira do ar quente e assim mudar o tempo no território catarinense.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET
FIGURA: DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário: