Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 3 de novembro de 2009

CALOR E CONVERGÊNCIA DE UMIDADE AMAZÔNICA PROVOCAM CHUVA CONVECTIVA EM SANTA CATARINA

Chapecó registrou queda de granizo nesta tarde.

As temperaturas hoje se manteram altas em Santa Catarina, chegando a marcar até 36,4ºC em Caibi, no oeste catarinense. Em Urussanga o termômetro registrou máxima de 36,0ºC, sendo agora o quinto dia seguido com temperaturas acima dos trinta e cinco graus.

Na tabela abaixo, você encontra os valores de temperatura máxima registrados hoje em Santa Catarina. Os dados são de METAR (Código meteorológico da aeronáutica) e estações do INMET e EPAGRI-CIRAM.

Caibi

36,4ºC

Urussanga

36,0ºC

Joaçaba
34,8ºC

Indaial

34,6ºC

Chapecó

34,6ºC

Criciúma

34,0ºC

Anitápolis

33,5ºC

São Miguel do Oeste

33,4ºC

Joinville

33,0ºC

Curitibanos

32,9ºC

Canoinhas

32,0ºC

Florianópolis

31,8ºC

Xanxerê

30,9ºC

Novo Horizonte

30,1ºC

Itajai

28,7ºC

São José

28,0ºC

Navegantes

27,0ºC


Com citado ontem no blog Paulo Tempo, a umidade amazônica começou a atuar sobre Santa Catarina. Tal condição associada ao forte aquecimento favoreceu a formação de instabiidades em algumas regiões do Estado. Durante a tarde foi registrado chuva com queda de granizo em Chapecó. O pluviômetro da estação do Ciram acusou uma precipitação de 9,4 milímetros em menos de uma hora.

Abaixo, podemos ver o núcleo de convecção que se formou na região de Chapecó através do radar do Simepar (órgão meteorológico do Paraná). Observe bem os tons avermelhados.

Na Grande Florianópolis também foi registrado ocorrência de chuvas acompanhadas de descargas elétricas em pontos isolados. Em Anitápolis chegou a chover 19,3 milímetros em menos de uma hora de duração da precipitação. Nas fotos a seguir, tiradas por mim hoje na beira mar do município de São José, podemos notar as nuvens de desenvolvimento vertical do tipo Cumulonimbus e Cumulus Congestus a oeste/sudoeste da Grande Florianópolis. Houve também a formação das nuvens Mammatus, as quais tem esse nome em virtude de seu formato semelhante a uma mama.


A previsão, de acordo com o CPTEC/INPE E EPAGRI-CIRAM, segue indicando sol e calor na quarta-feira, porém com chance de chuvas com trovoadas no fim do dia associadas ao calor e umidade vinda da Amazônia. Na quinta-feira também deve fazer muito sol e calor em SC, com temporais no fim do dia devido a entrada de uma frente fria de deslocamento lento.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, SIMEPAR
FOTOS: Paulo Ricardo Hames

Nenhum comentário: