Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 27 de dezembro de 2009

AR INSTÁVEL FORMA NÚCLEOS DE CONVECÇÃO EM SANTA CATARINA

Temperatura chegou a 33,5ºC e Vale tem vendavais de 70Km/h neste domingo

O dia de hoje, assim como os anteriores, foi de calor, abafamento e variação de nebulosidade. As temperaturas hoje ultrapassaram os 30ºC em grande parte do território catarinense. Confira os valores na tabela abaixo:

Urussanga (Inmet)

33,5ºC

Indaial (Inmet)

33,5ºC

Criciúma (Aeroporto)

33,0ºC

Joinville (Aeroporto)
32,0ºC
Chapecó (Aeroporto
31,7ºC
Fpólis (Est Paulo Tempo)
31,5ºC
São José (Ciram)
31,3ºC
Anitápolis (Ciram)
30,9ºC
Itapoá (Inmet)
30,5ºC
Joaçaba (Inmet)
30,0ºC

Com o calor e alta umidade do ar, além de cavados (áreas de baixa pressão alongada) em altitude, os quais reforçam o levantamento do ar instável, houve formação de núcleos de convecção, responsáveis por temporais hoje em solo catarinense.

No Vale do Itajai, por volta das 20h houve fortes temporais na região. Observe a imagem de satélite abaixo, mostrando a temperatura do topo das nuvens, as quais atingiram -80ºC (cor rosa).

Na imagem de radar a seguir, pode-se verificar forte refletividade sobre a região, indicando chuvas fortes.

O radar estimou uma precipitação em torno dos 25 milímetros por hora. Na cidade de Indaial, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 27,6mm na hora do temporal, com ventos de 70,9Km/h. Em Rio do Campo, no Alto Vale, a estação do mesmo instituto registrou 11,4mm, tendo rajada máxima de vento de 72Km/h no momento do ocorrido.

Na Grande Florianópolis houve registro de chuva um pouco antes, porém de forma fraca, sendo que na própria capital cidades adjacentes nem choveu. Em Anitápolis o pluviômetro da estação automática da Epagri-Ciram registrou precipitação de 2,2mm. Essas eram as imagens de Florianópolis, registradas por mim no bairro Rio Tavares por volta das 15:30h de hoje, quando ainda estava avançando a nuvem convectiva do tipo Cumulunimbos.


De acordo com o CPTEC/INPE e EPAGRI-CIRAM, a tendência é que continue esse tempo quente e úmido sobre SC, sempre com chances de chuva acompanhadas de descargas elétricas, ventos fortes e ocasionalmente granizo isolado. Na última quarta-feira do ano, é prevista a entrada de uma frente fria, trazendo chuva mais organizada, porém ainda em forma de temporais. Na quinta-feira, último dia de 2009, o tempo melhora, no entanto o vento de sul deve predominar, decrescendo as temperaturas dos altos 30ºC para 26ºC, o que não representa uma queda grande e por isso os catarinenses e turistas podem aproveitar a virada tranquilamente.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET.
FOTOS: BLOG PAULO TEMPO

Nenhum comentário: