Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

MASSA DE AR QUENTE E ÚMIDO LEVA TEMPERATURA A 34ºC E FORMA TEMPESTADES EM SC

Hoje a instabilidade está quase que totalmente garantida por conta de uma massa de ar quente e úmido, a famosa massa de ar equatorial continental dos livros de geografia. Tanto é que as temperaturas máximas durante a tarde alcançaram os 34,0ºC em Indaial. Nesta época é comum já essa massa se ampliar e atingir o Sul do Brasil. Além disso temos cavados em altitude, que são áreas onde a pressão é mais baixa que ao redor, porém os ventos não giram em torno de um centro e sim ficam em forma de ondas atmosféricas.

A primeira região de Santa Catarina a ser influenciada pelos sistemas descritos anteriormente foi o oeste. Observe a imagem de satélite no canal infravermelho realçado abaixo, onde se encontra destacado o núcleo sobre a região. Note que o topo das nuvens de tempestade chegou até uma temperatura de -70ºC e em pontos isolados a -80ºC.


A consequência foi um temporal por volta das 15h sobre São Miguel do Oeste. A chuva não foi tão acumulativa, talvez em virtude do vento de 51,8Km/h durante o evento, o qual dificulta a entra de precipitação dentro do pluviômetro. Em Chapecó obteve-se 3,1mm com vento de 40Km/h. Porém em Caibi mesmo com vento a chuva foi de 10,1mm na estação do CIRAM.

Logo depois, foram se desenvolvendo outros núcleos na divisa com o RS e no sul catarinense. Nesta última região, a instabilidade foi forte, tendo nuvens de topos frios de até -70ºC. Observe na imagem de satélite abaixo:

Sobre a região, obviamente, houve formação de nuvens bastante carregadas. Em Urussanga durante um temporal, a precipitação somou 3mm, também em função do forte vento de 55Km/h no momento do ocorrido. Próximo dali, Araranguá teve 5 milímetros acumulados no pluviômetro da estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). No entanto, em Turvo, já pôde-se ter uma chuva mais acumulativa, tendo 12,3mm.

Assim estava o céu de Criciúma no fim da tarde de hoje:

Houve estragos e alagamentos em Siderópolis devido ao temporal. Confira nas fotos a seguir:

A instabilidade também ganhou a Grande Florianópolis. Essa era a imagem de satélite mostrando o núcleo de convecção sobre a região citada.

Abaixo você confere uma foto tirada por mim em Florianópolis, mostrando as nuvens de desenvolvimento vertical de topos frios de até -70ºC se aproximando.

Registrou-se chuva por volta das 19h em Anitápolis com 5,6mm. Na capital e cidades próximas como São José, não choveu, de acordo com registros do INMET e CIRAM. No fim da noite houve formação de trovoadas sobre o Vale do Itajai, porém com acumulados de chuva esporádicos nas estações meteorológicas. No norte do Estado praticamente não choveu.

Na próxima postagem o leitor do blog Paulo Tempo terá a previsão do tempo para a véspera e natal, além das informações habituais que você confere aqui. Vale lembrar que eu não faço previsão e por isso essas previsões são retiradas de institutos capacitados de meteorologia no país e no Estado.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET
FOTOS: DIÁRIO DE CRICIÚMA

Nenhum comentário: