Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 12 de dezembro de 2009

CICLONE DERRUBA OS VALORES DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA

Na figura acima, exclusiva do blog Paulo Tempo, você vê os valores de pressão registrados no início desta tarde de sábado em algumas cidades de Santa Catarina e também no Rio Grande do Sul, de acordo com as estações do Instituto Nacional de Meteorologia-INMET e dados do código meteorológico aeronáutico METAR. Note que a pressão mais baixa se encontra em Criciúma, Araranguá, Mostardas e principalmente em Torres, área onde justamente estava previsto a intensificação do ciclone extratropical. Por conta desse sistema, Laguna no litoral sul de SC já teve vento de 70Km/h hoje.

Na imagem de satélite abaixo, observa-se bastante cobertura de nuvens sobre Santa Catarina. A letra B indica onde está o centro do ciclone extratropical no momento, de acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha.:

Entre ontem e hoje de manhã houve registro de chuva forte sobre o território catarinense. O destaque foi em Rio do Campo, onde um intenso temporal acumulou 21,0mm em menos de uma hora. Em São José (Grande Florianópoli) não foi diferente, tendo em uma hora14,4mm. Confira na tabela abaixo os acumulados de precipitação nas últimas 24 horas no Estado:

Rio do Campo

40,0mm

Est. Paulo Tempo - Fpólis

29,5mm

São José

22,8mm

Indaial

17,4mm

Araranguá
8,6mm

Essa era a imagem de Florianópolis agora pouco, com chuva fraca. Ainda não há sinais dos ventos do ciclone na capital.


PREVISÃO

A previsão é bastante vento para esta tarde em toda a faixa litorânea de Santa Catarina, sobretudo de Florianópolis ao litoral sul. As rajadas podem chegar a 100Km/h, deixando o mar agitado. Mais informações em breve.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA

Nenhum comentário: