Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PREVISÃO DE INTENSO CICLONE EXTRATROPICAL NO SÁBADO

A quinta-feira está seguindo instável e com ar abafado sobre o território catarinense. De acordo com as estações do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET e do Centro de Informações de Recurso Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina - CIRAM, as temperaturas máximas hoje chegaram aos 30,0ºC em Caibi, 27,2ºC em Urussanga, 26,9ºC em São Miguel do Oeste e Itapoá, 26,3ºC em Joaçaba, 26,2ºC em Indaial, 26,0ºC em São José, 24,6ºC em Laguna e 21,4ºC em São Joaquim.

Essa é a imagem do satélite GOES-12 no canal infravermelho realçado de agora (20h UTC):

Percebe-se que há áreas onde o topo das nuvens já atinge temperaturas de até -70ºC ( azul escuro) no oeste catarinense, indicando convecção até significativa nesta área.

A previsão para os próximos dias pode ser preocupante para os catarinenses e todos da região Sul do Brasil. Segundo modelos numéricos de previsão de tempo e o CIRAM, uma baixa pressão deve se intensificar sobre o Paraguai e nordeste da Argentina nessa sexta-feira, entrando em intensa ciclogênese, que é a formação de um ciclone extratropical. Durante esse processo o sistema estará migrando pelo território catarinense e provocando chuva forte com risco de alagamento, sobretudo entre a noite de sexta-feira e manhã de sábado. Os volumes de precipitação pode atingir ou superar os 80mm em muitas áreas.

Na tarde do sábado o ciclone extratropical estará em sua fase madura, tendo seu centro entre o sul de SC e nordeste do RS. O que chama a atenção é a pressão baixa dentro do sistema, a qual deve atingir 993 hPa (Hectopascais). Valores muito baixos de pressão devem ser registrados, ficando entre 995 e 1000 hPa ao longo da costa. Veja abaixo no mapa do modelo de previsão Eta do CPTEC/INPE, previsto para as 18h UTC de sábado.


Com essa situação, espera-se ventos de 60 a 90Km/h em toda a costa catarinense entre o sábado e domingo, deixando o mar agitado e com ondas de até 3 metros de altura. Durante o domingo, além do vento, deve chover forte ainda no sul catarinense em virtude da parte oclusa do ciclone.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE

Nenhum comentário: