Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CICLONE IMPULSSIONA AR MAIS FRESCO PARA O ESTADO

O ciclone extratropical formado já se encontra no oceano com pressão atmosférica de 985 hPa em seu centro, assim como mostra a carta sinótica acima, extraída do site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC.

Esse ciclone gerou um sistema frontal sobre o Sul do Brasil, o qual avança para o oceano sen adentrar o Brasil, até porque nesta época do ano dificilmente as frentes conseguem realizar tal deslocamento. Durante esta madrugada e em alguns momentos do dia, a junção da umidade e calor vindos da floresta amazônica e a presença do ciclone e cavados embebidos na circulação, provocaram a formação de temporais isolados e pancadas de chuva ao longo do dia sobre Santa Catarina.

Por volta das 2 horas de hoje, nuvens de desenvolvimento vertical com topos frios de até -70ºC cobriram o oeste de SC. Em São Miguel do Oeste, a chuva mais intensa acompanhada de trovoadas durou em torno de três horas, somando 19,6mm na estação automática do INMET, sendo que choveu fraco antes e depois disso. Em Itá, próximo de Chapecó, a estação do CIRAM obteve 15,0mm acumulados durante a madrugada. Na imagem de satélite no canal infravermelho realçado abaixo, pode-se ver a formação destaca para melhor visualização.

No meio-oeste, em virtude do deslocamento das nuvens do oeste, Xanxerê teve um temporal durante a madrugada, onde por volta das 5 horas a estação automática do INMET acusou 15mm de precipitação em apenas uma hora, continuando a chover posteriormente de forma menos intensa.

No Vale do Itajai, a cidade de Indaial onde a temperatura máxima alcançou os 32,6ºC com umidade de 60%, registrou chuva forte com descargas elétricas devido a uma célula convectiva isolada das demais. Segundo o INMET, choveu 9,2mm durante o evento. Na imagem de satélite abaixo consegue visulizar a célula destacada, não deixando de notar as nuvens com topos frios de até -80ºC.

No baixo Vale, um significativo núcleo convectivo com nuvens de topos frios de -80ºC provocou chuva forte. Em Itajai chegou a precipitar 24,3 milímetros de chuva em apenas um hora. Acompanhe na imagem de satélite a seguir.

Na Grande Florianópolis o dia foi muito abafado. A temperatura máxima em São José chegou aos 34,4ºC. Em minha estação localizada na parte continental de Florianópolis, tive máxima de 34,2ºC. Ao longo da tarde a nebulosidade que havia diminuido, voltou a preencher o céu, provocando chuva. Na estação do INMET em São José a chuva que começou as 15h acumulou 15,6mm. Em Águas Mornas, a estação do CIRAM teve 10,2mm somados no pluviômetro. Essa era imagem do céu carregado da capital catarinense durante a tarde.

Já venta consiravelmente em alguns pontos do litoral catarinense devido a circulação do ciclone. Na estação automática de São José localizada próximo do mar, já obtem-se rajadas de vento de até 50,4Km/h. Em Laguna os ventos já atingem os 62,6Km/h. Junto com o vento, também tem-se a entrada de um ar mais frio em Santa Catarina, porém nada significativo. Logo o ar volta a se aquecer novamente.

Para a quinta-feira, a previsão é de melhora no tempo no centro-oeste do Estado. No entanto no leste e áreas próximas do PR ainda deve chover, por vezes de forma intensa em função de um cavado (área alongada de baixa pressão) em superfície. Na sexta-feira o tempo também fica melhor nessas áreas, assim como em todo o território catarinense.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: