Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

NEBULOSIDADE MAIS ESTRATIFORME SOBRE SANTA CATARINA

Essa era a imagem de satélite (Clique para ampliar) em alta resolução ao meio-dia de hoje, registrada pelo satélite de órbita polar TERRA, com o sensor MODIS. Pode-se observar que havia bastante nebulosidade baixa sobre o centro-leste de Santa Catarina, nuvens do tipo Stratus e Stratocumulus. Na foto abaixo tirada em Florianópolis, você confere como estava o céu, ou seja, a vista da parte de baixo dessas nuvens observadas pelo satélite.

Essa cobertura de nuvens provocou chuva fraca e deixou as temperaturas máximas mais baixas. Em Itapoá, choveu 26,4 milímetros e a temperatura alcançou 24,7ºC as duas horas da madrugada, ficando em torno dos 23ºC durante o dia. Em São José a temperatura chegou aos 25,2ºC e a chuva acumulou 5,8mm durante todo o dia. Laguna teve 22,8ºC com precipitação acumulada de 12mm.

Pelo Sul do Estado, até Urussanga onde fez muito calor nos últimos dias, teve máxima de apenas 22ºC! No Vale do Itajai, Indaial obteve máxima de 24,5ºC, tendo uma chuva acumulada de 28,4mm. Chegando ao meio-oeste, o termômetro de Joaçaba acusou máxima de 23,9ºC, com chuva pouco acumulada. No oeste, São Miguel do Oeste teve a maior máxima do Estado, com 26ºC e tempo bom. Já as mínimas também caíram, especialmente no planalto sul, fazendo 9,8ºC no Morro da igreja em Urubici e 11,9ºC em São Joaquim

As nuvens de hoje foram provocadas pela recente passagem da frente fria, e também a circulação de umidade do oceano para o continente, impulssionada por uma pequena área de baixa pressão (cavado) sobre o leste catarinense.

A tendência, segundo o CPTEC/INPE, é que na sexta-feira o sol apareça sobre SC, porém com mais nuvens no leste. A partir de sábado, a formação um cavado em altitude e o direcionamento da umidade e calor da amazônia para o território catarinense deve provocar temporais sobre o oeste e meio-oeste do Estado.

DADOS:
CPTEC/INPE, INMET, MODIS/NOAA

Nenhum comentário: