Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

FORMAÇÃO DE CICLONE AUMENTA ALERTA DE TEMPESTADES SEVERAS



Essa é a imagem de satélite no canal infravermelho realçado das 20:30h. Nota-se forte convecção sobre o centro e nordeste da Argentina, Uruguai, RS e parte de SC, associada ao deslocamento de um intenso cavado em altitude. Na figura abaixo, mostrando as correntes de ventos nos altos níveis da troposfera (em torno de 10km de altitude), você leitor pode identificar bem o cavado, representado por uma ondulação nas setas de direção do vento sobre a Argentina, contornada para melhor identificação.



Esse cavado está decrescendo a pressão atmosférica sobre todo o Sul do Brasil e assim atraindo o Jato de Baixos Níveis, que é uma corrente de ventos quentes e úmidos vindos da floresta amazônica. Com essa situação, Santa Catarina teve um dia muito quente e principalmente abafado. Em São Miguel do Oeste, a temperatura máxima foi de 28,0ºC. Porém a umidade relativa na hora do registro era de 90%!

No Vale do Itajai, o município de Indaial teve temperatura máxima de 33,7 na tarde desta segunda-feira. Houve formação de nuvens convectivas e pancadas de chuva, acumulando 8 milímetros durante o evento. Em Itapoá, no norte, o calor de 29,5ºC com umidade relativa de 74%, contribuiram para que juntamente ao cavado que havia passado ontem , provocasse formação de temporais. Na cidade acumulou-se 13,4 milímetros de chuva.

Na Grande Florianópolis o dia também foi de sol, porém apenas algumas nuvens convectivas de fraco desenvolvimento se formam ao horizonte, não provocando chuva. A temperatura máxima na estação de São José foi 30ºC. No sul e demais regiões do Estado a mesma situação, sendo registrado máxima de 33,6ºC em Criciúma.

As temperaturas continuam altas até agora durante a noite. A sensação de abafamento é grande. De acordo com o INMET e CIRAM, as 21h de hoje fazia 25,6ºC em São Miguel do Oeste e 25,5ºC em Araranguá.

A tendência é que que esse cavado diminua ainda mais a pressão em superfície, formando um ciclone extratropical sobre o sudeste do RS e nordeste do RS. Por isso alerta-se para temporais em Santa Catarina, com volumes altos de chuva e condição de granizo. Deve ventar bastante no litoral em virtude do ciclone.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: