Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 17 de janeiro de 2010

CAVADO E UMIDADE AMAZÔNICA PROVOCAM FORMAÇÃO DE TEMPORAIS EM SANTA CATARINA

O que ditou o tempo nesse domingo foi um cavado em altos níveis da troposfera sobre o mar próximo do litoral da Argentina, o qual provoca uma descida do ar para a superfície nessa área. Entretanto na borda nordeste desse sistema, o ar tende a subir e baixar a pressão. Essa queda de pressão provoca convergência de ventos úmidos e quentes da floresta Amazônica, cujo qual é chamado de Jato de Baixos Níveis.

Nós estamos justamente nessa região onde o ar sobe e forma nuvens através do calor e umidade provindos da floresta Amazônica. Com isso o dia até foi de sol em boa parte do território catarinense, porém no final do dia uma linha de instabilidade causada pelos sistemas descritos anteriormente, provocou formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical, as chamadas Cumulonimbus, temidas pela aviação. Confira nas imagens de satélite no canal infravermelho realçado abaixo, o deslocamento rápido dessa banda de nuvens.

No sul do Estado, município de Armazen durante um temporal, um jovem de 21 anos morreu atingido por um raio enquanto jogava futebol. Pessoas que estavam num bar ao lado do campo disseram ter visto um forte clarão e logo foram socorrer o rapaz, porém já não adiantava mais nada.

Note que na segunda imagem de satélite, por volta das 15:30h, as nuvens carregadas já atingiam a Grande Florianópolis. Nas fotos abaixo tiradas por mim em São José, mostram como estava o céu da cidade na hora da imagem de satélite.


Belas Mammatus


Cumulonimbus a sudoeste


Nuvem interessante que se formou

Na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia localizada em São José no bairro Praia Comprida, bem próximo de onde foi tirado as fotos acima, foi registrado uma precipitação de 21,8 milímetros em uma hora, sendo que ainda choveu um pouco antes e depois dessa forte pancada. Em Florianópolis no bairro Itacorubi, foi registrado 15,8mm de chuva na estação controlada pelo Ciram. Haviam muitas descargas elétricas na hora da tempestade, atingindo a rede elétrica e provocando falta de energia em alguns pontos da região.

No norte do Estado também houve fortes temporais. No pluviômetro do observador David de Joinville, colaborador do blog Paulo Tempo, foi acumulado 43mm de chuva. Em Itajai o pluviômetro da estação meteorológica do Ciram acusou 17,0mm de precipitação horária.

A tendência é que o tempo melhore a partir da manhã dessa segunda-feira. Porém no oeste e divisa com o PR ainda haverá condições para pancadas de chuva no final do dia. As temperaturas sobem, chegando aos 32ºC em alguns pontos. Na terça-feira um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (sistema de baixa pressão em altitudes elevadas) se deslocará da Argentina, aumentando as nuvens em SC e trazendo condições para tempestades severas sobre o Estado.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM.

Nenhum comentário: