Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 9 de janeiro de 2010

STORM RELATOS: TEMPORAL DO DIA 06/01/2010 EM FLORIANÓPOLIS

Cidade: Florianópolis
Local de observação: Praia Brava

Autor: Paulo Ricardo Hames

Pela manhã da quarta-feira, sexto dia de 2010, haviam poucas nuvens do tipo cumulus, porém com rápido desenvolvimento. No RS havia um sistema frontal, o qual junto com a advecção de umidade e calor da floresta amazônica, favorecida pelo Jato de Baixos Níveis (JBN) , provocava muita instabilidade no Estado vizinho. Observe mais claramente na imagem do satélite GOES-12 no canal infravermelho realçado a seguir.

Ao longo da manhã e tarde, a aproximação da frente fria e a atuação do Jato de Baixos Níveis acabaram por exercer influência sobre o território catarinense, sobretudo no sul e litoral. A imagem de satélite abaixo, no mesmo canal, pode-se observar nuvens bem evoluídas, com topos frios de até -60ºC.

A tarde as temperaturas subiram ainda mais, sendo que na Grande Florianópolis obteve-se 32,7ºC em São José (INMET) e 33,6ºC em Florianópolis (ESTAÇÃO PAULO TEMPO). No decorrer do período um forte núcleo de convecção associado a instabilidade, se formou e atingiu a Grande Florianópolis. Na imagem de satélite abaixo pode-se notar nuvens com topos frios de até -80ºC no sistema.

Pelo radar (imagem abaixo) do Morro da Igreja, controlado pela Aeronáutica, o sistema sobre a Grande Florianópolis acusou bastante refletividade, indicando nuvens densas e com bastante chuva, sendo que a classificação destas foi forte de acordo com o radar.

Logo mais o núcleo convectivo entrou na capital Florianópolis com muita força. Eu estava na praia Brava, norte da ilha e registrei a formação e a aproximação do sistema. Confira nas fotos abaixo feitas por mim, cada momento do temporal. Em minha opinião, já é por enquanto o melhor deste ano.


Nuvens Cumulonimbus se formando




Tempestade chegando



Chuva a sudoeste



Linda nuvem Arcus


Shelf Clould (nuvem de prateleira)




Chuva chega na praia, com muito vento e raios.


Segundo o satélite GOES-12 (imagem acima), a temperatura do topo das nuvens já chegava a -80ºC sobre a capital.

Acima, vemos a imagem do radar do Morro da Igreja na hora do temporal. Note que justamente acima no norte da ilha de Florianópolis é onde chove mais intensamente (cor vermelha). É também identificada a praia Brava, a qual não possui uma estação meteorológica oficial, mas de acordo com a informação do próprio radar, estimou-se que naquele horário sobre a região chovia 50 milímetros por hora.

Essa foi a primeira postagem do ano e também do quadro "STORM RELATOS", onde são descritos os temporais observados sobre o Brasil. Aqui você é autor!. Mande o seu relato para o email: paulotemposc@gmail.com

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, REDEMET

Nenhum comentário: