Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

STORM RELATOS: TEMPESTADE DO DIA 18/12/2009 NO NORTE DO RJ

Local: Campos dos Goytacazes-RJ
Autor do relato: Antônio Ivo Gomes Barbosa
Data: 18/12/2009

Essa era a imagem de satélite no canal infravermelho realçado no dia do ocorrido, mostrando nuvens com topos frios de até -70ºC.


Abaixo a imagem do radar do Pico do Couto-RJ. Note a cor amarela encima da cidae referida, indicando uma precipitação estimada entre 5 e 7 milímetros por hora.


RELATO:

Antônio Ivo Gomes Barbosa: __Acordei de madrugada, era pouco mais de uma hora da manhã. Não acordei a toa. Uma trovoada havia me despertado. Acordado, mas sonolento, me contentei, mas não vi aquela tempestade muito legal, parecia ser uma qualquer. Engano meu (para a minha felicidade)! Uma outra trovoada rasgou o céu bem acima de nós, daquelas que mais pareciam estilhaços de vidro. Mas foi rápida. Foi o bastante para que eu ficasse bem animado, o suficiente para me levantar e examinar a situação. Fui em direção a porta para observar através do vidro, e nem precisava chegar muito perto para ver a enorme quantidade de descargas elétricas que iluminavam o quintal. Havia algo de errado na piscina: parece que a bomba havia ligado sozinha, pois a cascata jorrava água abundantemente. Eu ia acordar minha família imediatamente, mas nem foi preciso. mamãe estava no corredor, perguntando se eu havia escutado a trovoada. "E como!". A tempestade estava muito forte. Como que em uma cena de filme, papai teve que ir desligar a bomba, que realmente estava ligada. Os relâmpagos iluminavam muito a piscina, e tudo em todos os lugares. Vez ou outra, trovoadas fortes e pesadas sacudiam o céu. Vi um enorme raio caindo na direção da zona rural, de cima para baixo. No susto, me afastei da porta.

Esse foi o relato do nosso colaborador Antônio, para o qual vai meu grande agradecimento. Participe você também! Aqui você é autor!. Mande o seu relato para o email: paulotemposc@gmail.com

DADOS: CPTEC/INPE, REDEMET

Nenhum comentário: