Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

BEIROU E ULTRAPASSOU OS QUARENTA GRAUS HOJE!

Se ontem foi quente, hoje foi mais ainda, pelo menos no sul catarinense onde as temperaturas beiraram ou ultrapassaram os quarenta graus, como em Criciúma onde hoje fez máxima de 41,7ºC! É isso mesmo: 41,7ºC. Siderópolis na mesma região, apresentou máxima de 41,6ºC. Acompanhe na tabela abaixo, os valores de temperatura máxima registrados hoje por SC.

Criciúma (Ciram)

41,7ºC

Siderópolis (Ciram)

41,6ºC

Urussanga (Inmet)

38,6ºC

Indaial (Inmet)

37,2ºC

Joinville (Aeroporto)
36,0ºC
Araranguá (Ciram)
35,5ºC
Timbé do Sul (Ciram)
34,2ºC
Florianópolis (Aeroporto)
34,0ºC
São M. do Oeste (Inmet)
33,6ºC
Rio Negrinho (Inmet)
32,7ºC
Caçador (Inmet)
32,1ºC
São José (Inmet)
31,8ºC

A sensação térmica novamente ficou acima dos 40ºC, chegando até a ultrapassar os 45ºC em pontos do Sul e Vale do Itajai. O motivo como sempre, foi a combinação do calor a alta umidade relativa do ar, a qual ficou em torno dos 60% no leste. Até as madrugadas estão sendo quente, com mínimas entre 25 e até 28ºC!.

Essa era a imagem do satélite GOES-12 no canal visível de hoje ao meio-dia, mostrando pouquíssimas nuvens sobre o território catarinense, em sua maioria nuvens altas.

Também através da imagem, pode-se observar uma concentração de nuvens mais carregadas entre a Argentina, Uruguai e oceano Atlântico adjacente. É um sistema frontal, que não consegue entrar devido a alta pressão a 5Km de altitude.

Como salientado no post anterior, o tempo deve permanecer bom até o começo da próxima semana, em virtude da presença desse sistema de alta pressão em altitude, que inibe a convecção e assim a formação de nuvens de chuva, mesmo com forte calor e umidade disponível.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, CPTEC/INPE

Nenhum comentário: