Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

TEMPERATURA CHEGA A 37,2ºC EM CRICIÚMA!

Assim como essa semana, hoje foi e está sendo mais um dia de calor. A maior temperatura do Estado se deu em Criciúma, sul catarinense, com 37,2ºC. Confira na tabela abaixo os valores máximos de temperatura registrados hoje pelo INMET e EPAGRI-CIRAM.

Criciúma (Ciram)

37,2ºC

Indaial (Inmet)

36,6ºC

Urussanga (Inmet)

36,0ºC

Joinville (Aeroporto)

36,0ºC

São José (Inmet)
34,0ºC
Anitápolis (Ciram)
33,2ºC
São M. do Oeste (Inmet)
33,0ºC

Além das temperaturas muito altas, a umidade relativa do ar ficou entre 50 e 60% durante o dia, levando a sensação térmica acima dos 45ºC em território catarinense. Apesar desse calor todo aliado a umidade, não houve tanta convecção em SC, sendo que se formaram apenas algumas células fracas de precipitação. O mais significativo foi um acumulado de 4,4 milímetros em Urussanga.

O que inibi essa convecção é um sistema de alta pressão na média troposfera, em torno de 5 mil metros de altitude, dificultando a subida do ar quente e úmido, sobretudo na faixa leste.

Para os próximos dias a previsão é que o sol, calor e umidade alta continuem sobre Santa Catarina. Há sempre a chance de pancadas de chuva com descargas elétricas no fim do dia, podendo não ocorrer na maioria das regiões. A maior possibilidade dessas pancadas fica na divisa com o RS em virtude de aí não ter tanta influencia do sistema de alta pressão na média troposfera.

As temperaturas durante a semana passam facilmente dos 30ºC, sendo que em muitas áreas pode ultrapassar os 35ºC e chegar próximo de 40ºC. Pois é, semana boa para curtir uma praia ou parque aquático, pra quem tem tempo!

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, REDEMET

Nenhum comentário: