Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 7 de fevereiro de 2010

CALOR EXTREMO ESTÁ COM SUAS HORAS CONTADAS

Essa intensa e histórica onda de calor que predomina sobre Santa Catarina, assim como todo o Sul do Brasil, continua provocando temperaturas muito altas para fevereiro, com marcas que passaram dos 40ºC ao longo da semana que passou. O que se destaca e que é abordado pelos meteorologistas nesse evento, são as noites quentes, ou seja, o calor perdura inclusive na hora do sono do catarinense, atrapalhando e causando insônia na população. Esse é o diferencial dessa onda de calor.

Esse fim de semana foi novamente marcado pelas temperaturas acima dos 35ºC em solo catarinense. No sábado as máximas foram de 38,9ºC em Criciúma, 37,7ºC em Caibi, 35,1ºC em Araranguá, 35,0ºC em Joinville e 34,0ºC em Florianópolis. Já hoje domingo, as temperaturas máximas você confere mais detalhadamente na tabela a seguir:

Indaial (Inmet)

38,6ºC

Caibi (Ciram)

38,3ºC

Criciúma (Ciram)

37,1ºC

Urussanga (Inmet)

36,5ºC

Joinville (Aeroporto)
36,0ºC
Florianópolis (Aeroporto)
36,0ºC
São José (Inmet)
34,8ºC
Itajai (Ciram)34,4ºC
São M. do Oeste (Inmet)
34,0ºC
Concórdia (Ciram)
34,0ºC
Joaçaba (Inmet)
32,8ºC

Entretanto, essa super onda de calor está com suas horas contadas. Pois é! Nesta segunda-feira, o aqueicimento pré frontal deve trazer o pico de elevação das temperaturas, principalmente na Grande Florianópolis e Nordeste catarinense onde pode beirar os 40ºC. A próxima madrugada será ainda mais desconfortável, com mínimas próximas dos 30ºC. No fim do dia de amanhã, uma frente fria ingressa pelo sul do Estado, atravessando a parte litorânea. Com esse sistema, somado aos ventos úmidos e quentes vindos da Amazônia, será grande o risco de tempestades severas, com chance de granizo isolado e vendavais.

As temperaturas devem ter uma diminuição considerável, se comparado com valores altos dos últimos dias. As máximas devem cair para 26/27ºC. Observe as duas imagens abaixo, referentes as temperaturas sobre a região Sul, do modelo numérico de previsão MBAR/INMET.

A primeira, mostra-se o calorão que ainda deve fazer antes da chegada da frente fria. Já a segunda imagem pode-se notar uma diminuição nas temperaturas, previstas para a manhã de terça-feira. No entanto, como esse sistema passará sobre o litoral e oceano Atlântico adjacente, o interior da região Sul do Brasil ainda deve ter calor, sem previsão alguma de frio. Pelas imagens acima, também pode-se verificar as direções dos ventos, sendo que naquela área onde o vento muda bruscamente de norte/noroeste para sul/sudoeste, é a localização do sistema frontal.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, REDEMET, EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: