Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CLIMA DE OUTONO NESTE FIM DE FEVEREIRO

Na última postagem deste blog, observamos a passagem da frente fria. Pois bem. Em sua retaguarda, uma massa de ar mais frio avançou, tendo um centro de alta pressão com valor de 1021 hPa, de acordo com a carta sinótica de superfície do Centro de Previsão de tempo e Estudos Climáticos - CPTEC. 

Foi o sistema mais intenso até agora a entrar no Estado e provocar um clima de outono em pleno fim de fereiro. O Outono é caracterizado pelo tempo mais seco e grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima). Para se ter uma idéia, vamos pegar o caso de São José, Grande Florianópolis. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, localizada no bairro Praia Comprida, a umidade mínima ontem foi de 38% ao meio-dia. Nos dias anteriores, a mesma estação não apresentava valores abaixo dos 60%, em virtude o tempo abafado que se apresentava sobre a cidade, assim como em todo o Estado de Santa Catarina.

Vamos falar da queda da temperatura. A menor mínima se deu hoje na Vila Francioni em São Joaquim, com 5,3ºC. Acompanhe na tabela abaixo os valores mínimos de temperatura registrados hoje em solo catarinense:

São Joaquim (Francioni)

5,3ºC
Morro da Igreja (Inmet)

6,1ºC

São Joaquim (Climaterra)

6,6ºC

Urupema (Climaterra)

6,9ºC

Anitápolis (Ciram)
9,5ºC
Rio do Campo (Inmet)
13,3ºC
Joaçaba (Inmet)
13,4ºC
Novo Horizonte (Ciram)
14,1ºC
Urussanga (Inmet)
14,5ºC
Florianópolis (Aeroporto)
15,0ºC
São José (Inmet)
17,0ºC
Fpolis (Paulo Tempo)
18,2ºC

Para o decorrer de amanhã e principalmente a partir de domingo, espera-se o aumento da instabilidade em SC. Isso por conta de um cavado nos níveis médios da troposfera (em torno de 5 mil metros de altitude) associado ao Jato Subtropical (ventos fortes no topo da troposfera) e a circulação de umidade provocada pelo sistema de alta pressão pós frontal (massa de ar frio) sobre o oceano. Sendo assim deve-se ter o aumento da nebulosidade e já com chuva em algumas áreas, ficando mais intensa a partir da noite de domingo. Vela alertar para altos acumulados de chuva ao longo da próxima semana.

DADOS: INMET, CLIMATERRA, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: