Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

TEMPERATURA VOLTA A SUBIR

Observe a imagem de satélite no canal visível acima. Note que enquanto o norte e parte do litoral estavam no conforto do céu parcialmente nublado e temperaturas mais comportadas, quem estava novamente enfrentando calor forte eram os moradores do oeste e sul catarinense. Pois é, parece ter começado tudo de novo. E olha que nem teve escadinha! A temperatura subiu muito rápido, tanto que hoje em Criciúma já fez máxima de 36,3ºC! E não foi só lá não! Dê uma olhada:

Criciúma (Ciram)

36,3ºC

Urussanga (Inmet)

34,3ºC

Araranguá (Inmet)

32,9ºC

Caibi (Ciram)

32,3ºC

Indaial (Inmet)
32,2ºC
São José (Inmet)
30,0ºC
São M. do Oeste (Inmet)
29,8ºC

Entretanto no final da tarde, nuvens de forte desenvolvimento vertical cobriram o sul e parte do planalto sul do Estado, como pode-se observar na imagem de satélite no canal infravermelho realçado abaixo:

O resultado não poderia ser outro. Em Urussanga por volta das 17h um forte temporal desabou pela cidade, acumulando 28,4 milímetros de precipitação na estação do Instituto Nacional de Meteorologia. Ao mesmo tempo e em torno desse horário, outras cidades apresentavam chuva, como em Siderópolis e Criciúma onde choveu 16,2mm e 9,2mm, respectivamente. No planalto sul, a estação do Ciram em São Joaquim acusou uma precipitação de 26,0mm.

Sobre o norte de Santa Catarina, apesar da nebulosidade presente, a chuva não foi tão significativa, acumulando apenas 3 milímetros no pluviômetro do nosso colaborador do blog Paulo Tempo, David de Andrade. Por falar em Joinville, lembra do suposto tornado da última segunda-feira? Pois é, hoje a imprensa publicou um vídeo mostrando o fenômeno. Porém pelas filmagens o funil não toca o solo, ou seja, então é uma nuvem funil e não um tornado! Confira o vídeo abaixo, retirado do site do jornal A Notícia.

Esse comportamento do tempo é gerado pelo calor e umidade vindos da Amazônia através da corrente de jato em baixos níveis, em torno de 2Km de altitude. Esse ar quente e úmido é forçado a subir e formar nuvens em virtude de um cavado em altitude, que é uma área de baixa pressão atmosférica. Como no oeste tem-se uma crista (área de alta pressão) em altitude, o ar aí não consegue subir, deixando toda a nebulosidade concentrada no nordeste e litoral catarinense. Tal situação deve se repitir amanhã. Na sexta-feira as nuvens e a chuva ficam restritas mais ao norte de SC.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, A NOTÍCIA

Um comentário:

Daimar Korndörfer Coelho disse...

Dae Paulo. Obrigado por visitar o meu blog. Adicionaste o link do meu no teu blog? Não consegui encontrar... tbm não achei a opção de seguir o teu. Responde no meu blog (nos comentários) ou daimarkc@gmail.com

Abração!