Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

QUE DIFERENÇA!

Acima você pode ter a noção de como o refresco comentado ontem foi significativo. Os dados são da estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Indaial, no Vale do Itajai. Observe que a temperatura máxima (circulada) do dia 04 de fevereiro foi de 40,2ºC. Já hoje, com o fim da onda de calor intenso, a máxima na cidade alcançou apenas 25,9ºC! Eu digo apenas se comparado com os valores dos últimos dias.

Hoje foi até confortável caminhar e trabalhar em Santa Catarina. A máxima do Estado se deu em Criciúma, com 33,7ºC, longe dos 42,2ºC da semana passada. Acompanhe na tabela abaixo os valores máximos de temperatura hoje em algumas cidades catarinenses e veja se não decaiu, mesmo ainda fazendo calor.

Criciúma (Ciram)

33,7ºC

Urussanga (Inmet)

30,4ºC

São M. do Oeste (Inmet)

29,6ºC

Joaçaba (Inmet)

27,7ºC

São José (Inmet)
26,5ºC
Indaial (Inmet)
25,9ºC
Joinville (Inmet)
24,0ºC

Como previsto, o tempo se apresentou mais nublado, principalmente no leste e em especial o litoraal norte. Houve registro de chuva, sendo os volumes mais significativos de 21,6mm em Campo Alegre, 19,0mm em Rio Negrinho, 14,2mm em Siderópolis, 11,5mm em Anitápolis e 8,6mm em Indaial.

A tendência, segundo o CPTEC/INPE, é que a quarta-feira seja chuvosa no leste catarinense em virtude de uma área de baixa pressão entre superfície e 5Km de altitude (cavado) aliada ao fluxo de umidade e calor vindos da floresta Amazônica. Alerta para altos volumes de chuva, sobretudo na parte do litoral. Na quinta-feira o tempo parece querer melhorar, fazendo até calor, porém sem exagero. A partir de sexta-feira volta a ficar instável.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET

Nenhum comentário: